Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas e Governo Federal abrem diálogo para encerrar vacinação contra febre aftosa até 2025

Vice-governador Tadeu de Souza reúne com Mapa para debater novas estratégias de defesa agropecuária e produção agrícola.

Por Hugo Guimarães

15/08/2023 às 20:14

Foto: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Representando o governador Wilson Lima, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, recebeu, na tarde desta terça-feira (15/08), em seu gabinete, uma comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A reunião marcou o início das discussões em torno de um planejamento estratégico focado em tornar o estado integralmente reconhecido, no âmbito internacional, como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

PUBLICIDADE

Desde 2021, 14 municípios amazonenses possuem a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A conquista foi resultado das ações do Governo do Amazonas para o fortalecimento do setor primário. Visando acessar novos mercados para exportação de carne, o Governo Federal almeja o fim da vacinação contra a doença de maior impacto na pecuária mundial até 2025.

Durante a reunião, o vice-governador, membros do Estado e representantes do Mapa discutiram, ponto a ponto, propostas de reforço a medidas dentro do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA 2017-2026). O planejamento debatido inclui, também, ações de erradicação de focos da praga monilíase que atinge as plantações de cacau e cupuaçu.

“O Amazonas avançou muito no setor primário nos últimos anos. O estado sanitário melhorou muito. Desde 2021, nós temos 14 municípios livres da vacinação da febre aftosa e a gente está evoluindo. Há um planejamento e o Amazonas vai se dedicar a se enquadrar em determinados requisitos dentro do plano nacional de erradicação da febre aftosa. Possivelmente, teremos boas notícias nos próximos meses”, declarou Tadeu de Souza.

Para o secretário nacional de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, os esforços do Amazonas para deixar de imunizar rebanhos contra a febre aftosa serão fundamentais para que o Brasil consiga receber o status da OIE nos próximos anos. A expectativa é pela abertura de novos mercados para a carne nacional, ampliando as exportações brasileiras para novos países.

“A reunião de hoje mostra a importância do diálogo entre a União e os Estados, o reforço positivo que nós trazemos nas políticas públicas e o quanto o Estado tem a ganhar fazendo parte desse processo nacional de melhoria do estado sanitário. Tem só a ganhar o estado do Amazonas com esse engajamento”, avaliou o representante do Mapa.

PUBLICIDADE

Estiveram presentes à reunião os titulares da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior, e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), José Omena; além do superintendente federal de Agricultura e Pecuária no Amazonas, Guilherme de Melo Pessoa, e o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Eduardo Azevedo.

Atualmente, a vacinação contra a febre aftosa ainda é obrigatória em 41 municípios do estado. O último foco da doença foi detectado há quase 20 anos, em 2004, no município Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). A febre aftosa é causada por um vírus altamente contagioso, que põe em risco a saúde de animais de produção – como bovinos, suínos, caprinos e ovinos – e ameaça a economia local.

Foto: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Justiça

“Quero ver me prender”: suspeito de homicídio provoca a polícia e acaba preso em Manaus

Homem foi localizado em uma cooperativa de ônibus na Zona Leste de Manaus e começará a cumprir pena de mais de 14 anos de prisão pelo assassinato ocorrido em 2010.

há 30 minutos

Brasil

Homem com autismo é executado a tiros ao tentar escapar de assalto

Marcelo de Alcântara Brito, de 40 anos, foi perseguido e baleado por um criminoso que tentou roubar seu cordão. O suspeito fugiu sem levar o objeto.

há 47 minutos

Política

Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice e define chapa do PL para a disputa presidencial

Deputado federal por Alagoas foi escolhido após semanas de negociações internas e terá a missão de reforçar a campanha bolsonarista no Nordeste.

há 1 hora

Polícia

Conselheiro do tribunal do crime é preso após jovem ser brutalmente torturado em matagal no AM

Vítima conseguiu fugir durante o chamado “tribunal do crime” e revelou à polícia detalhes da violência sofrida. Outros envolvidos seguem foragidos.

há 1 hora

Violência Familiar

Nova Suzane Richthofen? Idoso morre ao levar facada do namorado da neta

Idoso ficou mais de um mês internado após ser atingido por cinco facadas; antes de morrer, apontou o companheiro da neta como autor do ataque.

há 2 horas