Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro é citado 21 vezes na denúncia da PGR contra o comando da PM-DF

A denúncia tem 200 páginas e é assinada pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Por Hugo Guimarães

18/08/2023 às 21:28 - Atualizado em 18/08/2023 às 21:29

Foto: Cristiano Mariz/O Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é citado 21 vezes na denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra sete oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal por omissão e incitação aos atos golpistas do dia 8 de Janeiro.

PUBLICIDADE

Bolsonaro não está entre os denunciados da Operação Incúria, que prendeu os coronéis da cúpula da PM em Brasília, mas é uma clara sinalização de que a investigação se aproxima do ex-presidente. A denúncia tem 200 páginas e é assinada pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

A denúncia afirma que a PM do DF foi “contaminada ideologicamente” e que o comando da corporação conversou sobre “possíveis meios ilegais”, inclusive um golpe militar, para depor o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e manter Bolsonaro no poder mesmo após a derrota nas eleições.

“As desinformações que circulavam entre o alto oficialato da PMDF demonstravam expectativa de mobilização popular para garantir Bolsonaro no poder, em desrespeito ao resultado das eleições presidenciais”, diz um trecho da denúncia.

A PGR investiga se o ex-presidente incitou a reação golpista de seus apoiadores, que teve início com os bloqueios em rodovias federais após o segundo turno e chegou ao ápice com a invasão aos prédios do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 8 de janeiro.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, pediu um relatório das principais redes sociais com todas as publicações de Bolsonaro com fake news sobre as Forças Armadas e a Justiça Eleitoral. As plataformas também devem informar se extremistas denunciados por envolvimento nos protestos violentos seguem ou seguiam ou ex-presidente nas redes sociais e se compartilharam publicações de Bolsonaro com ataques ao sistema eleitoral.

Bolsonaro também é investigado no inquérito das milícias digitais, que mira a atuação de grupos mobilizados na internet para atacar as instituições.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Vítimas de incêndio

Morador é levado para ambulância após inalar muita fumaça em incêndio em apartamento no Edifício Botticelli em Manaus

Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 10 pessoas durante ocorrência no Edifício Botticelli.

há 31 minutos

Incêndio em Manaus

Curto-circuito em ar-condicionado provocou incêndio em apartamento no Vieiralves em Manaus, dizem Bombeiros

Fogo começou em um quarto do quarto andar do Edifício Botticelli e foi controlado rapidamente com apoio do sistema de combate a incêndio do prédio.

há 42 minutos

Manaus

Apartamento pega fogo e fumaça assusta moradores de condomínio de luxo em Manaus

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar as chamas.

há 1 hora

Esporte

Tiro de fuzil: relatório americano revela tentativa de assassinato de Messi durante a Copa do Mundo

Investigação coordenada pelo FBI identificou ameaças contra o craque argentino e outros jogadores durante o Mundial; suspeitos chegaram a mencionar uso de bombas e armas.

há 2 horas

Brasil

Moraes diz ‘não’ e impede filhos de Bolsonaro de visitarem ex-presidente no Dia dos Pais

Pedido para uma visita familiar neste domingo (9) foi rejeitado pelo ministro do STF, que manteve as restrições impostas a Jair Bolsonaro.

há 2 horas