Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Corregedor manda investigar juízes suspeitos de participarem dos atos golpistas

A CNJ instaurou um pedido de providências para apurar a ‘responsabilidade disciplinar de servidores públicos do Judiciário’.

12/09/2023 às 14:24 - Atualizado em 12/09/2023 às 14:26

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, mandou investigar se juízes e servidores do Poder Judiciário participaram dos ataques de 8 de janeiro, quando foram destruídas instalações do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE

Por ordem de Salomão, a Corregedoria instaurou um pedido de providências para apurar a ‘responsabilidade disciplinar de servidores públicos do Judiciário no âmbito das competências constitucionais e regimentais cabíveis da corregedoria’.

“Há diversas notícias na internet acerca do envolvimento de servidores públicos nos atos de cariz golpista noticiados para o mundo, de modo que se faz necessário investigar se servidores ou membros do Poder Judiciário estiveram imiscuídos nesse levante contra as instituições democráticas”, diz um trecho do despacho

O Estadão apurou que a investigação inclui o cruzamento de manifestações de juízes nas redes sociais no período anterior à marcha dos radicais sobre a praça dos Três Poderes. Agora, o objetivo é tentar identificar aqueles que efetivamente participaram da execução dos atos radicais.

Tribunais de Justiça, tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho – inclusive suas respectivas corregedorias -, deverão informar, no prazo de 15 dias a contar da publicação da decisão, se há procedimentos disciplinares ou investigações preliminares, em curso ou arquivados, sobre servidores das respectivas cortes como investigados nos atos de 8 de janeiro.

PUBLICIDADE

As investigações e ações já abertas no âmbito criminal estão sob responsabilidade do STF, no gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Nesta quarta, 13, o Supremo começa o julgamento dos primeiros réus do 8 de janeiro.

Salomão argumentou que os atos do dia 8 de janeiro foram apenas o clímax de uma ‘prática discursiva disseminada nos meios de comunicação de massa, que tinha como alicerce uma deliberada desordem informacional voltada a gerar uma crise de confiança e deterioração das instituições republicanas’.

A investigação vai se debruçar tanto sobre uma eventual participação direta dos magistrados e servidores nos atos de vandalismo quanto em ‘períodos posteriores’.

A Corregedoria vai oficiar, além de Alexandre de Moraes, o ministro Benedito Gonçalves, relator de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os atos golpistas, para que disponibilizem informações acerca da citação a juízes e servidores em procedimentos investigativos ou ações penais em curso, relacionados à depredação na praça dos Três Poderes.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Governo Trump rebate Itamaraty e nega risco de ação militar dos EUA no Brasil

Porta-voz americano classifica hipótese de Mauro Vieira como “absurda”, enquanto Ministério da Defesa descarta ameaça à soberania nacional.

há 7 minutos

Brasil

Enteado é preso após confessar que matou padrasto com três tiros na cabeça

Suspeito afirmou à Polícia Civil que matou a vítima por acreditar que ela abusou sexualmente de sua irmã quando era adolescente.

há 22 minutos

Política

Roberto Cidade declara apoio exclusivo a Wilson Lima e afirma que ex-governador é seu único candidato ao Senado

Durante o lançamento de sua pré-campanha, presidente da Aleam reafirmou que o grupo político apoiará exclusivamente a candidatura de Wilson Lima ao Senado nas eleições de 2026.

há 50 minutos

Amazonas

Idosa que morreu em incêndio devastador no Careiro da Várzea era cadeirante

Sete pessoas estavam no imóvel no momento do fogo; marido da vítima sofreu queimaduras graves e foi intubado.

há 53 minutos

Manaus

Acusado de invadir contramão e matar mototaxista será julgado em Manaus

Fábio da Silva Moreira responde por acidente ocorrido em abril de 2024, que matou um motociclista e deixou uma passageira ferida na capital amazonense.

há 1 hora