Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula também ficou com presentes de luxo

Em 2016, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Lula devolvesse a maior parte dos presentes recebidos durante seu mandato presidencial.

Por Hugo Guimarães

16/09/2023 às 09:31

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, continua a manter uma série de presentes de luxo recebidos durante seu primeiro mandato presidencial, incluindo relógios de marcas renomadas e joias. Entre esses itens estão um relógio Cartier, outro da marca Piaget e um colar de ouro branco.

PUBLICIDADE

Em 2016, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Lula devolvesse a maior parte dos presentes recebidos durante seu mandato presidencial. Essa decisão foi tomada após uma análise dos bens que Lula levou consigo ao deixar o cargo, com um valor total estimado em R$ 2,258 milhões. Além disso, durante as investigações da operação Lava Jato, outros 21 itens valiosos que também haviam sido presenteados a Lula foram devolvidos.

No entanto, o jornal Estadão descobriu que alguns objetos de luxo ainda fazem parte do acervo pessoal de Lula e não foram destinados à União. Esses itens incluem peças de arte e outros objetos de grande valor.

A Presidência da República emitiu uma nota afirmando que não há irregularidades e que o presidente não vendeu nenhum dos presentes que recebeu.

Lula explicou que o relógio Piaget, avaliado em R$ 80 mil, que não consta na lista de presentes recebidos, ficou perdido por um tempo e foi encontrado em uma gaveta. Já o relógio Cartier de ouro branco, presente do governo francês em 2005, é um modelo Santos Dumont, com detalhes em safira azul.

PUBLICIDADE

Outro relógio suíço, com um mostrador contendo a imagem do ex-ditador líbio Muammar Kadafi, também faz parte do acervo pessoal de Lula, embora não haja informações sobre a marca ou modelo específico. Esse relógio foi presenteado a Lula em janeiro de 2003 pelo então ministro das Relações Exteriores da Líbia.

Além dos relógios, Lula possui um colar de ouro branco adornado com detalhes em ouro amarelo, que foi presenteado pela Citic Group Corporation, uma empresa estatal de investimentos da China, em abril de 2004.

O TCU estabeleceu que presentes de caráter personalíssimo podem permanecer com os ex-presidentes, enquanto presentes de grande valor devem ser entregues ao Estado brasileiro. Essa regra se aplica também aos presidentes que o sucederam, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta cobranças para devolver itens semelhantes, como relógios de alto valor e joias recebidos durante seu mandato.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Tecnologia

Como os detentores de criptomoedas podem usar a SHRMiner para explorar mais oportunidades de renda e alcançar facilmente um crescimento diário de 4% em seus ativos digitais

SHRMiner amplia plataforma de mineração em nuvem com IA e promete renda passiva para investidores em criptomoedas.

há 2 minutos

Polícia

PRF apreende mais de 1 tonelada de drogas escondida em fundo falso de caminhão na BR-364

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

há 7 horas

Política

David Almeida rebate acusação de Marcos Rotta: “Não tem punhalada; o Avante não tem candidato ao Senado”

Candidato ao Governo do Amazonas afirma que Avante não tem candidato ao Senado e diz que apoio a Braga partiu do prefeito de Manaus.

há 9 horas

Manaus

Justiça manda monitorar com tornozeleira homem investigado por perseguir estudante em Manaus

Investigado por stalking está proibido de se aproximar da jovem, de familiares e testemunhas.

há 9 horas