Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula diz que reunião com Zelensky foi a que devia acontecer e defende caminho do diálogo

O presidente brasileiro sugeriu a construção de uma mesa de negociação para buscar uma solução para o conflito.

21/09/2023 às 07:44

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em um encontro que ambos consideraram como necessário. Essa foi a primeira reunião presencial entre os dois líderes após uma tentativa frustrada durante o G7, realizado no Japão. Durante o encontro, Lula ouviu os posicionamentos de Zelensky e defendeu a importância de se buscar a paz e a criação de uma mesa de negociação para encerrar o conflito na Ucrânia.

PUBLICIDADE

“Eu disse a ele que é necessário encontrar um grupo de países amigos que possa fazer uma proposta neutra, que não favoreça nenhum dos lados em conflito. A negociação em uma mesa é muito mais econômica do que a guerra, não há vítimas, não há mortes e não há tiros”, afirmou Lula a jornalistas, enquanto deixava o hotel em Nova York onde estava hospedado.

O presidente brasileiro sugeriu a construção de uma mesa de negociação para buscar uma solução para o conflito, mesmo reconhecendo que esse é um caminho difícil. “Eu sei que é difícil tanto para ele quanto para o presidente Putin, mas acredito que essa seja a única maneira de encontrar uma solução, através do diálogo, da paz e da negociação. Ninguém vai conseguir tudo o que deseja, ninguém vai alcançar 100% de seus objetivos. Não se trata apenas de derrotar o inimigo, mas sim de construir uma paz duradoura para evitar futuras ocupações territoriais como a realizada pela Rússia”, enfatizou Lula.

Após o encontro, o presidente brasileiro partiu de Nova York com destino ao Brasil. Sua estadia na cidade incluiu também uma reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a qual ambos lançaram uma iniciativa global para melhorar as condições de trabalho.

Durante sua visita a Nova York, Lula recebeu pedidos para cerca de 60 reuniões bilaterais à margem da Assembleia-Geral da ONU, incluindo solicitações de 50 chefes de estado e 10 organizações internacionais das quais o Brasil faz parte. Desde que assumiu a presidência, Lula já se reuniu com líderes de 55 países diferentes em menos de nove meses.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Prouni 2026 abre inscrições para mais de 471 mil bolsas; veja prazo e quem pode participar

Candidatos têm até sexta-feira (10) para concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

há 11 minutos

Política

Guerra política entre Mayra Dias e Brena Dianná esquenta às vésperas das eleições após decisão do TCE-AM

Decisão do TCE-AM adiciona um novo capítulo à disputa entre as duas deputadas, que travam uma acirrada batalha pelo eleitorado de Parintins.

há 23 minutos

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 56 minutos

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 1 hora

Política

Roberto Cidade diz que Omar Aziz tenta intimidar adversários com ameaças de prisão: “age como ministro do STF”

Durante ato que oficializou sua pré-candidatura à reeleição, governador fez críticas indiretas ao principal adversário.

há 1 hora