Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputado Mário César Filho nega que tenha protocolado documento na Aleam em apoio a PEC que obriga diploma para atividade jornalística

Parlamentar disse que sua luta é pelo piso salarial da categoria.

Por Natan AMPOST

22/09/2023 às 14:41

O deputado estadual Mário César Filho (União do Brasil) se manifestou por meio de nota afirmando que não protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) nenhum documento referente a Proposta de Emenda Constitucional nº 206/12, a PEC do Diploma, que restabelece o retorno a exigência do diploma com formação em instituição de ensino superior para o exercício da profissão de jornalista no país. O requisito foi derrubado em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE

Sobre a Moção de apoio à Proposta de Emenda Constitucional nº 206/12, que trata da profissão de jornalista e está em análise na Câmara dos Deputados, gostaríamos de esclarecer que não temos nenhum documento de nossa autoria protocolado na Assembleia Legislativa. A luta do deputado é pelo piso salarial dos jornalistas e radialistas. É o que consta no documento oficial da Aleam“, diz nota enviada pela assessoria do deputado ao Portal AM POST.

O esclarecimento do parlamentar ocorre após o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) divulgar que Mário César Filho acolheu na última quarta-feira, 20/9, a sugestão apresentada pela direção do SJP/AM para encaminhar a Moção em Apoio à Proposta.

De acordo com o assessor de gabinete do deputado Mário César, jornalista Miguel de Oliveira, a missão agora é coletar as assinaturas dos deputados (as) e requerer à Mesa Diretora da ALEAM, na forma regimental, a tramitação do requerimento para votação da Moção em apoio à aprovação da PEC do Diploma que ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília“, disse o Sindicato em texto divulgado em seu site.

Atualmente, cinco dos oito parlamentares da bancada do Amazonas na Câmara já declararam seu apoio à causa. O objetivo agora do Sindicato é sensibilizar os três últimos deputados – Silas Câmara, Capitão Alberto e Fausto Júnior – a também se manifestarem favoravelmente.

PUBLICIDADE

Nosso objetivo é conseguir sensibilizar os três últimos deputados – Silas Câmara, Capitão Alberto e Fausto Júnior – a se manifestarem favoráveis nessa luta em defesa do jornalismo e dos jornalistas”, disse o presidente do SJP/AM, Wilson Reis.

Sobre a PEC
Em junho de 2009, o STF derrubou a necessidade de diploma para jornalistas. Essa Proposta de Emenda Constitucional busca reintroduzir o requisito do diploma de ensino superior para a categoria no Brasil.

A PEC do Diploma altera o artigo 220 da Carta Magna, dispondo sobre a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria encontra-se pronta para votação pelo plenário da Casa Legislativa, desde o ano de 2015.

A atual campanha pela aprovação da chamada PEC do Diploma iniciou em março deste ano, após uma plenária sindical com 16 dos 31 Sindicatos filiados estabelecer a reorganização dessa luta como uma das prioridades da Federação.

Redação AM POST*

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

PRF apreende mais de 1 tonelada de drogas escondida em fundo falso de caminhão na BR-364

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

há 5 horas

Política

David Almeida rebate acusação de Marcos Rotta: “Não tem punhalada; o Avante não tem candidato ao Senado”

Candidato ao Governo do Amazonas afirma que Avante não tem candidato ao Senado e diz que apoio a Braga partiu do prefeito de Manaus.

há 6 horas

Manaus

Justiça manda monitorar com tornozeleira homem investigado por perseguir estudante em Manaus

Investigado por stalking está proibido de se aproximar da jovem, de familiares e testemunhas.

há 6 horas

Política

David Almeida confirma participação no primeiro debate para o Governo do Amazonas na Band

Candidato do Avante estará no debate neste domingo (9), com transmissão pela TV, rádio, BandPlay e YouTube.

há 6 horas