Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CPI das ONGs: Parlamentares querem prestação de contas pelo Banco Central

Comissão quer averiguar recursos recebidos a partir do exterior desde 2022 e deverá ser pauta na terça-feira (26).

Por Hugo Guimarães

26/09/2023 às 11:31

Amazonas
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação das organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia retomará suas atividades na próxima terça-feira (26). Durante essa sessão, está prevista a votação de um requerimento para obter informações do Banco Central do Brasil sobre os recursos recebidos do exterior pelas seguintes entidades: Fundação Amazônia Sustentável, Instituto de Conservação Ambiental (TNC Brasil), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Fundo Brasileiro para Biodiversidade, Centro de Trabalho Indigenista, Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto Socioambiental, Fundação Vitória Amazônia e Fundação Almerinda Malaquias. As informações devem abranger o período de 2002 até o presente.

PUBLICIDADE

O senador Plínio Valério, autor do requerimento, argumenta que uma das finalidades da CPI é investigar a origem e a utilização dos recursos estrangeiros por organizações do terceiro setor na Amazônia.

Além disso, a pauta da CPI inclui audiências com Bruce Albert, antropólogo francês e fundador da ONG Comissão Pró-Yanomami, e Ana Toni, secretária de mudança do clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A presença de Ana Toni é baseada em sua participação no conselho deliberativo da ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e visa investigar possíveis conflitos de interesse e sua nomeação para o cargo público que ocupa.

Por sua vez, a convocação de Bruce Albert se deve ao fato de que a ONG Comissão Pró-Yanomami atua nas terras yanomami desde 1978, e ele é considerado um conhecedor das ações das ONGs na região. Sua audiência visa aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dessas entidades na área.

A CPI busca lançar luz sobre as atividades das ONGs na Amazônia e examinar a origem e o uso de recursos estrangeiros em suas operações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

PRF apreende mais de 1 tonelada de drogas escondida em fundo falso de caminhão na BR-364

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

há 3 horas

Política

David Almeida rebate acusação de Marcos Rotta: “Não tem punhalada; o Avante não tem candidato ao Senado”

Candidato ao Governo do Amazonas afirma que Avante não tem candidato ao Senado e diz que apoio a Braga partiu do prefeito de Manaus.

há 4 horas

Manaus

Justiça manda monitorar com tornozeleira homem investigado por perseguir estudante em Manaus

Investigado por stalking está proibido de se aproximar da jovem, de familiares e testemunhas.

há 5 horas

Política

David Almeida confirma participação no primeiro debate para o Governo do Amazonas na Band

Candidato do Avante estará no debate neste domingo (9), com transmissão pela TV, rádio, BandPlay e YouTube.

há 5 horas