Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Sem nova fronteira para explorar, Brasil terá de importar petróleo de novo, diz Prates

O presidente da Petrobras enfatizou que a exploração na Foz do Amazonas pode ser realizada de forma “extremamente descarbonizada”.

03/10/2023 às 06:57

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, expressou sua confiança de que os trâmites para a aprovação da exploração de petróleo na Margem Equatorial não tenham chegado ao fim, apesar da recente negativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em relação à exploração na Bacia da Foz do Amazonas.

PUBLICIDADE

Em uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Prates afirmou: “Não consideramos que esse processo terminou com uma negativa. Há um recurso que está esperando resposta. É normal na relação com um órgão ambiental, como não há um prazo legal – e alguns advogam que não deve haver mesmo para a questão ambiental – que haja esse interregno.”

O presidente da Petrobras enfatizou que a exploração na Foz do Amazonas pode ser realizada de forma “extremamente descarbonizada” e destacou a importância da disponibilidade de novas áreas de exploração. “A humanidade vai precisar de petróleo por bons 50 ou 60 anos à frente. Se nós não tivermos áreas de nova fronteira para explorar, vamos ter de importar petróleo de novo como Brasil e petróleo mais carbonizado que o nosso”, explicou.

Prates demonstrou respeito pelas decisões do Ibama e pelo trabalho do Ministério do Meio Ambiente, reconhecendo as mudanças na composição do órgão e a implementação de novas exigências. Ele também enfatizou a importância da licença recebida para a perfuração de petróleo na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte e no Ceará, como forma de demonstrar a atuação da Petrobras à nova composição do Ibama.

Além disso, o presidente da Petrobras destacou o potencial eólico do Nordeste brasileiro, descrevendo-o como o ambiente mais competitivo, atrativo, rentável e favorável do mundo para a utilização dos ventos em alto-mar. Ele revelou que a Petrobras tem como objetivo explorar a energia eólica offshore (em alto-mar) na costa nordestina em menos de sete anos.

“Já estamos fazendo medições para instalação de projetos eólicos offshore. A Petrobras saiu do zero ao primeiro lugar em desenvolvimento de projetos eólicos offshore”, afirmou Prates, acrescentando que o próximo plano estratégico da Petrobras prevê um aumento significativo nos investimentos em rotas sustentáveis, passando de 6% para 15% do capex total da empresa.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Educação

Prouni abre inscrições para o 2º semestre nesta terça; veja quem pode participar

Programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Inscrições seguem até sexta-feira (10).

há 5 minutos

Amazonas

CIEE abre 90 vagas de estágio no Amazonas; veja quem pode participar e como se inscrever

Estudantes do Ensino Médio e de diversos cursos de graduação podem concorrer às oportunidades com inscrição gratuita pela internet ou atendimento presencial em Manaus.

há 8 minutos

Esporte

Bélgica goleia Estados Unidos e avança às quartas da Copa do Mundo

Seleção belga vence por 4 a 1 em Seattle, tem atuação inspirada de Charles De Ketelaere e enfrentará a Espanha na próxima sexta-feira (10).

há 38 minutos

Copa do Mundo 2026

Espanha elimina Portugal e avança às quartas; Cristiano Ronaldo pode ter feito sua última Copa

Mikel Merino marcou nos minutos finais e garantiu a classificação espanhola. Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo pode ter disputado sua despedida em Mundiais.

há 47 minutos

Brasil

Exército entrega seis armas de Bolsonaro à PF, mas pistola e espingarda não são localizadas

Duas das oito armas esperadas não foram encontradas no batalhão.

há 8 horas