A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Guerra no Oriente Médio

Líderes internacionais reagem à guerra entre Israel e Hamas

Em maioria, autoridades apelam à calma e moderação.

Por Hugo Guimarães

07/10/2023 às 09:38 - Atualizado em 07/10/2023 às 13:02

Líderes de todo o mundo já estão reagindo ao ataque surpresa do Hamas a Israel no sábado (7). Em sua maioria, eles apelam à calma e à moderação. Frequentemente mediador entre as duas partes, o Egito já está buscando uma maneira de interromper o derramamento de sangue. O ministro das Relações Exteriores, Sameh Shoukry, declarou que está mantendo uma comunicação “intensa” com seus colegas e autoridades internacionais para “cessar a escalada em andamento”, como afirmou o ministério em um comunicado.

Em uma conferência, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu “moderação das partes, à luz dos acontecimentos em Israel na manhã de hoje. Ele instou os envolvidos a evitarem medidas impulsivas que possam aumentar a tensão.”

PUBLICIDADE

O Reino da Arábia Saudita expressou preocupação com a situação “sem precedentes” e pediu “a ambos os lados que interrompam imediatamente a escalada”. O Ministério das Relações Exteriores saudita reiterou “advertências anteriores sobre os perigos de a situação se deteriorar, devido à ocupação contínua e à privação dos direitos legítimos do povo palestino”.

Um conselheiro do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, expressou apoio ao ataque dos militantes palestinos contra os israelenses no sábado, conforme informado pela ISNA, afiliada ao Estado iraniano.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenou o ataque, afirmando que era “o terrorismo em sua forma mais desprezível” e enfatizou o direito de Israel se defender contra tais ataques.

O presidente francês Emmanuel Macron condenou fortemente os ataques terroristas em Israel e expressou total solidariedade às vítimas, suas famílias e entes queridos.

PUBLICIDADE

O chanceler alemão Olaf Scholz expressou profunda consternação com a violência dos ataques e condenou o Hamas, apoiando Israel.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, expressou choque com os ataques do Hamas contra cidadãos israelenses e enfatizou o absoluto direito de Israel se defender.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, classificou as imagens como “terríveis” e condenou a organização terrorista Hamas por seu ataque sem precedentes a Israel. Ele enfatizou que a violência deve parar, e Israel tem todo o direito de se defender.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia e enviado ao Oriente Médio, Mikhail Bogdanov, apelou a ambos os lados por um cessar-fogo imediato e afirmou que a Rússia está em contato com autoridades israelenses e palestinas.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia condenou veementemente os ataques terroristas em Israel, incluindo os ataques com foguetes contra a população civil em Jerusalém e Tel Aviv. Eles expressaram apoio a Israel em seu direito de se defender e apoiaram seu povo.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Esporte

Copa do Mundo 2026: veja as seleções já classificadas, eliminadas e a situação do Brasil

França, Argentina e Alemanha estão entre as seleções já garantidas na próxima fase; Brasil entra em campo buscando confirmar classificação.

há 14 minutos

Política

TRE-AM autoriza transferência de domicílio eleitoral de Cabo Daciolo para Presidente Figueiredo

Decisão unânime permite que ex-deputado e ex-candidato à Presidência transfira título para município do interior amazonense após recurso.

há 22 minutos

Amazonas

Caravana do Movimento Amigos do Garantido chega a Parintins para reforçar torcida no festival

Grupo formado por torcedores, batuqueiros e dançarinos veio de Manaus para participar das três noites do Festival de Parintins.

há 37 minutos

Polícia

Homem é preso por tentar estuprar prima de 18 anos dentro de casa em Manacapuru

Investigado teria invadido a residência da vítima durante a madrugada e fugido após reação da jovem e choro de um bebê.

há 1 hora

Manaus

Empresário Mamoun Imwas morre após passar mal durante homenagem na Câmara de Manaus

Presidente da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas sofreu um infarto enquanto participava de solenidade.

há 1 hora