A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Guerra no Oriente Médio

Veja vídeo: Bombas interrompem transmissões de jornalistas da BBC e Al-Jazeera em Gaza

Os reportéres estavam ao vivo no momento da explosão.

Por Hugo Guimarães

09/10/2023 às 11:27

Os perigos enfrentados por jornalistas que cobrem conflitos, como o ocorrido na Faixa de Gaza, foram evidenciados em duas situações ao vivo após o ataque do grupo extremista Hamas a Israel no sábado (7).

PUBLICIDADE

Rushdi Abu Alouf, correspondente da rede britânica BBC em Gaza, e Youmna ElSayed, da emissora árabe Al-Jazeera, precisaram interromper suas transmissões quando explosões ocorreram nas proximidades de onde estavam conversando com os apresentadores nos estúdios.

Apesar de ambos estarem usando capacetes e coletes à prova de balas, que se tornaram requisitos essenciais para profissionais que cobrem áreas de conflito, esses equipamentos de proteção nem sempre são suficientes para evitar fatalidades em zonas de guerra, como foi o caso do chefe de imagens da agência AFP na Ucrânia, Arman Soldin, morto em um bombardeio em maio, e de Shireen Abu Akleh, da Al-Jazeera.

[EMBED]https://www.youtube.com/watch?time_continue=12&v=nyWVOEdOiWU&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fmediatalks.uol.com.br%2F2023%2F10%2F09%2Fbombas-interrompem-jornalistas-da-bbc-e-al-jazeera-em-gaza-assista%2F&embeds_referring_origin=https%3A%2F%2Fmediatalks.uol.com.br&source_ve_path=MzY4NDIsMzY4NDIsMzY4NDIsMjg2NjY&feature=emb_logo[/EMBED]

Shireen Abu Akleh, jornalista palestino-americana, era uma das personalidades mais reconhecidas da mídia no Oriente Médio. Ela foi morta por soldados israelenses em maio de 2022 enquanto cobria uma operação militar na Faixa de Gaza, um incidente que gerou condenação internacional. Até o momento, o crime permanece impune.

PUBLICIDADE

Desta vez, uma transmissão ao vivo capturou o momento de pânico de outra repórter da mesma emissora, Youmna ElSayed, quando uma explosão destruiu um edifício em Gaza enquanto ela estava ao vivo com o estúdio. Posteriormente, o prédio desabou.

Após um grito de susto, a jornalista se afastou da câmera, mas seu choro era audível ao fundo, enquanto o âncora recomendava que a equipe mantivesse a calma e buscasse abrigo.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Nota Fiscal Amazonense sorteia R$ 300 mil em prêmios e estreia novas regras nesta terça-feira

Novas regras ampliam os valores pagos aos participantes e aumentam os recursos destinados às entidades sociais.

há 8 minutos

Brasil

Homem admite ter perdido o controle e mata filho de apenas nove meses

Bebê morreu após ser levado desacordado a uma unidade de saúde.

há 15 minutos

Brasil

Gilmar Mendes critica atuação de André Mendonça em caso Vorcaro e fala em “erro grave” nas negociações de delação

Declaração do decano do STF reacende debate sobre os limites da atuação de magistrados em acordos de colaboração premiada.

há 40 minutos

Manaus

Incêndio atinge antigo prédio dos Correios e mobiliza bombeiros na Avenida André Araújo, em Manaus

Fumaça escura chamou a atenção de moradores e motoristas; não havia pessoas no imóvel no momento do incêndio.

há 50 minutos

Brasil

Justiça rejeita pedido para retirar postagens que acusam Renan Santos de estupro

Pré-candidato à Presidência buscava retirar conteúdos que mencionam boletim de ocorrência registrado em 2021.

há 58 minutos