Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Petrobras quer perfurar primeiro poço na Foz do Amazonas em 2024

O presidente da estatal mostrou otimismo em relação a autorização para perfuração.

11/10/2023 às 16:06 - Atualizado em 11/10/2023 às 16:10

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, está confiante de que o Ibama vai autorizar a licença ambiental para a estatal explorar a bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, e estima que no primeiro semestre do próximo ano a empresa terá permissão para fazer as primeiras perfurações na região, que é considerada a última grande fronteira petrolífera do Brasil.

PUBLICIDADE

“A Petrobras é o melhor e mais habilitado operador do mundo para fazer essa operação (na Margem Equatorial), e se (a exploração) não acontecer agora, não acontece mais”, disse Prates durante abertura do seminário sobre transição energética promovido junto com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O executivo afirmou que a autorização recentemente concedida para o campo de Pitu, na bacia do Potiguar, uma das cinco bacias da Margem Equatorial, foi uma indicação de aprendizado do Ibama.

“(O Ibama) deu licença para Pitu porque com esse aprendizado, com o sucesso da Avaliação Pré-Operacional (APO) que fizemos lá, vamos fazer operação com muito sucesso e vamos ao Amapá em seguida”, disse Prates, referindo-se à bacia Foz do Amazonas, cuja licença foi negada pelo Ibama há alguns meses.

Segundo Prates, tanto a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quanto o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, precisaram reestruturar o ambiente de trabalho, que foi prejudicado pelo governo anterior.

“Da mesma forma que chegamos (na Petrobras) para liderar a equipe depois do que houve na gestão anterior (vendas de ativos, mudanças administrativas), a ministra Marina e o presidente do Ibama encontraram o Ibama completamente distorcido”, disse o presidente da estatal, ressaltando que, com o tempo, a licença para a bacia Foz do Amazonas será concedida.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Governo Trump deporta ao Brasil italiano condenado por estupro de criança de 4 anos

Denny Marucci, de 55 anos, foi preso pelo ICE na Flórida após autoridades identificarem que ele vivia de forma irregular nos Estados Unidos.

há 10 minutos

Política

Federação União Progressista anuncia ato que deve lançar pré-candidatura de Roberto Cidade à reeleição no Amazonas

Evento convocado para esta terça, no Adrianópolis, reúne lideranças políticas e marca o primeiro grande movimento da base do governador.

há 22 minutos

Política

Vereador Raiff Matos quer criar o Dia do Capelão Evangélico em Manaus

Projeto apresentado na Câmara amplia homenagem já existente e propõe incluir oficialmente a categoria militarizada evangélica.

há 42 minutos

Manaus

Colisão entre duas motocicletas deixa homem e mulher feridos em avenida de Manaus

Acidente envolveu uma Honda Cargo 150cc e uma Yamaha Factor 150cc.

há 42 minutos

Amazonas

Câmara de Iranduba troca ocupantes de cargos estratégicos após reforma administrativa

Exonerações e novas nomeações atingem Secretaria-Geral, Controladoria, Comunicação e assessorias.

há 1 hora