Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ipaam realiza operações simultâneas em 6 municípios para combater queimadas no Amazonas

A operação conta com a parceria do Batalhão Ambiental e Rocam.

Por Hugo Guimarães

14/10/2023 às 10:41

Notícia do Amazonas O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Batalhão Ambiental e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), lançou uma iniciativa ousada para combater as queimadas criminosas no Amazonas. A operação envolveu o envio de três equipes de fiscais e força armada para seis municípios da região metropolitana, com início na quinta-feira, 12 de outubro, e previsão de continuação até o final do mês.

PUBLICIDADE

Além das equipes que atuam na região metropolitana, o combate aos crimes ambientais conta com a Operação Tamoiotatá, que opera de forma permanente no sul do Estado.

Juliano Valente, diretor-presidente do Ipaam, destacou o compromisso do órgão em cumprir rigorosamente as leis ambientais e cumprir seu papel na proteção da Amazônia. Ele enfatizou: “O Ipaam está intensamente empenhado no estado, não apenas para combater as queimadas criminosas, mas também para desencorajar a ação desses infratores e puni-los com rigor, de acordo com a legislação ambiental vigente.”

O reforço foi direcionado a Autazes, Manaquiri e Careiro Castanho na quarta-feira, 11 de outubro, após a disponibilização de mais efetivos para combater o fogo e o envio de suporte aéreo por outros estados brasileiros, conforme anunciado pelo governador Wilson Lima. Desde quinta-feira, 12 de outubro, outra equipe composta por fiscais do Ipaam e policiais da Rocam atua nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

Até o momento, foram identificados 242 hectares afetados pelo fogo. Dois trabalhadores rurais foram encontrados utilizando o fogo em Autazes e Careiro Castanho, e suas atividades serão avaliadas em conformidade com a legislação. Além disso, uma equipe do Batalhão Ambiental abordou dois homens em uma motocicleta, que estavam transportando combustível em recipientes. Após a verificação de suas identificações e justificativa de que o combustível era para roçadeiras, eles foram liberados. Nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, não foram encontrados focos ativos de incêndio, apenas vestígios que haviam sido controlados e apagados pelos bombeiros na semana anterior.

O Ipaam mantém ações ao longo do ano, incluindo educação ambiental, monitoramento de áreas protegidas e fiscalização ambiental em todo o território amazonense. A Operação Tamoiotatá é permanente e ocorre nos meses de fevereiro a novembro de cada ano, com o objetivo de preservar a floresta amazônica e proteger seu ecossistema único.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Crime internacional

Treze homens são presos suspeitos de estuprar e matar jovem com deficiência intelectual na Índia

Caso provoca revolta no país e reacende debate sobre a aplicação da pena de morte para crimes de estupro seguidos de assassinato.

há 11 minutos

Mundo

Cobra gigante é atropelada ao tentar cruzar rodovia e vídeo impressiona nas redes sociais

Animal de grande porte foi atingido durante a travessia de uma estrada no Panamá. Especialistas apontam que as fortes chuvas aumentam a circulação de serpentes em áreas urbanas e rodovias.

há 20 minutos

Brasil x Argentina

Milei volta a chamar Lula de “ladrão” e tensão entre Brasil e Argentina aumenta

Presidente argentino voltou a atacar Lula em entrevista, enquanto o governo brasileiro reagiu com medidas diplomáticas e endureceu o discurso.

há 51 minutos

Pará

PF acaba com 64 mil pés de “cachimbo da paz” em terra indígena no Pará

Operação Carcará localizou grandes roças de maconha em área de difícil acesso na Terra Indígena do Alto Rio Guamá. Segundo a Polícia Federal, não há indícios de participação de indígenas no cultivo.

há 59 minutos

Crime em Manaus

Enteados são suspeitos de matar padrasto a pauladas dentro de casa em Manaus

Polícia Civil investiga o caso e tenta localizar os dois irmãos e a mãe deles, companheira da vítima, que desapareceram após o crime.

há 1 hora