A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

CNJ afasta desembargador que soltou líder de facção criminosa

A decisão se deu devido à suspeita de que o magistrado tenha beneficiado o criminoso.

19/10/2023 às 17:19

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu afastar na última terça-feira (17) o desembargador Luiz Fernando Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A medida foi tomada após o magistrado determinar a soltura do detento Ednaldo Freire Ferreira, conhecido como Dadá, líder de uma das facções criminosas que atuam no estado. A decisão do CNJ se deu devido à suspeita de que o desembargador tenha beneficiado o criminoso com uma decisão que permitiu o cumprimento de prisão domiciliar. No entanto, o acusado encontra-se atualmente foragido.

PUBLICIDADE

O desembargador Luiz Fernando Lima teria autorizado a transferência de Ednaldo Freire Ferreira de um presídio de segurança máxima para o regime de prisão domiciliar. O detento estava cumprindo uma pena de 15 anos de prisão. Para o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, a decisão do magistrado trouxe graves consequências para a segurança pública.

Segundo o ministro Salomão, a soltura do líder de facção criminosa foi injustificada e resultou em danos à segurança pública. O CNJ já está apurando o caso para verificar se houve alguma irregularidade por parte do desembargador. O afastamento do magistrado é uma medida preventiva enquanto as investigações estão em andamento.

“A decisão teve intuito de beneficiar, injustificadamente, o acusado no caso concreto, com graves danos à segurança pública”, afirmou o ministro.

A Agência Brasil entrou em contato com o TJBA e aguarda retorno.

Desde o mês passado, Bahia vive uma onda de violência. Cerca de 60 pessoas morreram em confrontos entre traficantes e a polícia.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Turistas se abrigam durante tiroteio em ponto turístico do Rio de Janeiro; vídeo mostra tensão

Confronto ocorreu durante operação policial no Morro Santa Marta e assustou visitantes que estavam no Mirante Dona Marta.

há 20 minutos

Polícia

Menores eram anunciadas na internet e policial termina preso por exploração sexual em Manaus; vítima contraiu IST

Imóvel no Parque Dez era usado para manter adolescentes vigiadas por câmeras e anunciadas na internet; uma das vítimas contraiu IST.

há 25 minutos

Greve dos Rodoviários

Rodoviários ameaçam suspender circulação de ônibus em Manaus por atraso no pagamento

Sindicato deu prazo até as 14h desta terça-feira (23) para regularização do adiantamento salarial da categoria.

há 55 minutos

Brasil

Anvisa libera venda de detergentes e desinfetantes da Ypê produzidos em 2026

Agência concluiu análise de laudos apresentados pela empresa e retirou restrições para produtos fabricados a partir de janeiro deste ano

há 1 hora

Esporte

Brasil encerra preparação e define últimos ajustes antes de enfrentar a Escócia na Copa do Mundo

Neymar treina com o grupo e Ancelotti ainda avalia substituto de Raphinha para o jogo decisivo.

há 1 hora

Ao Vivo