Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saiba quem é o miliciano cujo assassinato provocou o incêndio de 35 ônibus no Rio de Janeiro

Matheus da Silva Resende, conhecido pelos apelidos de Faustão e Teteus, era o “senhor da guerra” da milícia liderada por seu tio.

24/10/2023 às 19:12 - Atualizado em 24/10/2023 às 19:22

Foto: Reprodução

A tarde de pânico na zona oeste do Rio nesta segunda-feira, 23, quando ao menos 35 ônibus e um trem foram incendiados, foi uma resposta do principal grupo miliciano carioca à morte de Matheus da Silva Resende, conhecido pelos apelidos de Faustão e Teteus, segundo a polícia.

Ele faleceu durante confronto com agentes da polícia civil ocorrido pela manhã em uma favela dominada por essa milícia na região oeste do Rio. Resende era sobrinho do líder da quadrilha e segundo na hierarquia do grupo criminoso.

PUBLICIDADE

Aos 24 anos, Resende era o “senhor da guerra” da milícia liderada por seu tio, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, segundo afirmou nesta segunda-feira o governador do Rio, Cláudio Castro (PL). “(Resende) Era o responsável pela união entre tráfico e milícia, fazendo as narcomilícias”, disse.

Castro declarou também que a polícia “não vai sossegar” enquanto não prender os três maiores milicianos do Rio, conhecidos pelos apelidos de Zinho, Tandera e Abelha.

A milícia de Zinho atua em três bairros da região oeste (Santa Cruz, Campo Grande e Paciência) e, segundo estimativa da polícia, arrecada de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões por mês, com extorsões por fornecer suposta segurança privada a moradores e comerciantes e vender botijões de gás, sinal de internet e até garrafões de água.

A Polícia Civil acredita que o miliciano estava sendo treinado para substituir o líder da quadrilha, seu tio Zinho – que, por sua vez, assumiu o comando do grupo criminoso em decorrência da morte do irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko, em 2021. Resende era o responsável pelas ações armadas da milícia. Foragido, era um dos criminosos incluídos no Portal dos Procurados, do Disque Denúncia.

PUBLICIDADE

Em setembro, Resende foi um dos seis indiciados à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) como responsáveis pelo assassinato do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, ocorrido em agosto de 2022 na região oeste do Rio. Ex-policial civil, Jerominho foi preso em 2007 acusado de fundar a Liga da Justiça, a quadrilha de milicianos hoje comandada por Zinho. Condenado, passou 11 anos detido.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Rio, Jerominho tinha planos de retomar o controle da milícia e, por isso, foi assassinado pelos comparsas de Zinho, incluindo o sobrinho morto nessa segunda-feira.

Veja mais matérias sobre o que acontece no Brasil.

Pânico na zona oeste

Depois da morte de Resende, ônibus começaram a ser atacados e incendiados. Segundo o sindicato das empresas de ônibus, esse já é o maior ataque a ônibus da história do Rio. São 20 de linhas municipais, cinco do BRT e dez avulsos, de fretamento.

Pneus também foram incendiados e veículos atravessados em vias expressas da cidade. Pelo menos 32 escolas interromperam as aulas em função dos ataques.

Os 12 homens detidos por suspeita de participação nos ataques aos ônibus na cidade serão mandados para outros Estados, em presídios federais, por praticarem “ações terroristas”, segundo o governador.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Unidades Móveis de Saúde da Mulher mudam de endereço em Manaus; veja os locais de atendimento

Carretas da Semsa oferecem consultas, exames, mamografias e atendimento pré-natal em cinco pontos da capital.

há 6 horas

Esporte

Espírito esportivo: Vini Jr. parabeniza Haaland após eliminação do Brasil e atitude viraliza nas redes

Atacante brasileiro cumprimentou o astro da Noruega na zona mista após a partida, e o gesto de fair play foi amplamente elogiado.

há 7 horas

Brasil

Neymar indica aposentadoria da Seleção após eliminação na Copa

Camisa 10 deu sinais de que pode ter disputado sua última partida pelo Brasil após a derrota para a Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

há 8 horas

Esporte

Ancelotti defende Bruno Guimarães após pênalti perdido

Após a eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, técnico italiano explicou por que escolheu o meia para a cobrança do pênalti e afirmou que o Brasil inicia um novo ciclo visando 2030.

há 8 horas

Polícia

Corpo de homem é encontrado em ‘matagal’ após moradores sentirem forte odor no Amazonas

Vítima foi localizada na noite deste domingo (5) entre os bairros São Cristóvão e Santo Antônio; Polícia Civil investiga o caso.

há 9 horas