A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazônia!

Pesquisador diz que aquecimento do Oceano Atlântico causou seca histórica no Amazonas

Segundo especialista, as chuvas que abastecem a região do Rio Negro são formadas principalmente pelos deslocamentos de massas de ar provenientes do Oceano Atlântico.

Por Natan AMPOST

26/10/2023 às 14:15

Notícias do Amazonas – O Rio Negro, no estado do Amazonas, vem enfrentando uma seca histórica que tem preocupado especialistas. De acordo com o geógrafo Marcos Freitas, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o fenômeno do El Niño por si só não é suficiente para explicar a situação atual. Para ele, o aquecimento global também está contribuindo para a estiagem na região.

PUBLICIDADE

Segundo Freitas, as chuvas que abastecem a região do Rio Negro são formadas principalmente pelos deslocamentos de massas de ar provenientes do Oceano Atlântico, e não do Oceano Pacífico, onde ocorre o fenômeno do El Niño. Portanto, o El Niño sozinho não seria capaz de explicar a situação atual de seca histórica.

Em 2010, quando o Rio Negro enfrentou outra seca severa, o pesquisador coordenou um estudo para avaliar a situação.

Quando estudei a seca de 2010, mapeei o aquecimento do Oceano Atlântico, do Oceano Pacífico e também me debrucei sobre as mudanças no uso do solo com o desmatamento. Naquele ano, as águas do Atlântico tiveram aumento médio de temperatura mais acentuado. Mas o máximo que havia de desvio de temperatura era de 1 a 1,5 grau. Talvez com algum repique a 2 graus. Nesse ano, temos um repique no Oceano Atlântico de 4 graus, no hemisfério norte. Já o El Niño tem provocado um repique de 2 graus no Oceano Pacífico, e ainda não é o auge, que será mais próximo de dezembro. O que a gente observa é que o clima, na região do Rio Negro, sofre forte influência das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico. Então, é possível correlacionar sim essa seca com as mudanças climáticas. Estamos notando um repique muito forte no Oceano Atlântico”, explicou.

O Porto de Manaus anunciou recentemente que o Rio Negro atingiu um novo nível mínimo histórico, ficando abaixo de 13 metros pela primeira vez desde o início das medições em 1902. Imagens mostram partes do rio que costumavam estar cobertas pelo leito agora tomadas por bancos de areia. Essa situação tem deixado diversas comunidades vulneráveis e gerado um impacto significativo no estado.

De acordo com um boletim do governo estadual, divulgado no domingo (22), 59 dos 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência devido à estiagem prolongada. Cerca de 158 mil famílias foram afetadas pelo cenário de seca e falta de água. A situação é preocupante e demanda ações para minimizar os impactos nas comunidades locais.

PUBLICIDADE

O El Niño é um fenômeno caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios e pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. Essas mudanças na atmosfera e na interação entre a superfície oceânica têm consequências no tempo e no clima em diferentes partes do planeta. Durante o El Niño, a dinâmica das massas de ar no Oceano Pacífico adota novos padrões de transporte de umidade, afetando diretamente a temperatura e a distribuição das chuvas.

A seca histórica que atinge o Rio Negro é uma situação preocupante e complexa, que não pode ser explicada apenas pelo fenômeno do El Niño. O aquecimento global também está contribuindo para a falta de chuvas na região, afetando a vazão dos rios e deixando comunidades vulneráveis. É necessário que medidas sejam tomadas para enfrentar os desafios impostos por essa seca, garantindo o abastecimento de água e o bem-estar das populações locais.

Redação AM POST*

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Esporte

Brasil encara a Escócia por vaga nas oitavas da Copa do Mundo; saiba onde assistir

Partida será disputada em Miami e pode garantir a Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

há 21 minutos

Polícia

Quarteto suspeito de furtos em lojas é preso com mercadorias roubadas em Manacapuru

Suspeitos foram interceptados pela Polícia Militar com produtos furtados e encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.

há 44 minutos

Manaus

LDO de Manaus para 2027 é aprovada com previsão de concursos públicos e definição das prioridades do orçamento

Texto aprovado pela Câmara orienta elaboração do orçamento municipal e inclui diretriz para realização de novos concursos na administração.

há 1 hora

Brasil

Moraes vê possível falta grave de Bolsonaro por posse de arma durante prisão domiciliar e pede parecer da PGR

Caso pode influenciar análise sobre manutenção da prisão domiciliar humanitária do ex-presidente condenado por tentativa de golpe.

há 1 hora

Política

Sérgio Kruke reage à nota de Maria do Carmo: “Não aceitaremos ser ameaçados ou forçados a apoiar A ou B”

Líder conservador criticou tentativa de impor alinhamento político e afirmou que apoiadores não podem ser pressionados a seguir pré-candidaturas.

há 2 horas