Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

‘Onda’ de fumaça também atinge Itacoatiara no Amazonas

Assim como o município, a capital Manaus também está encoberta pela fumaça. Essa é a segunda vez que o fenômeno atinge a cidade e a região.

Por Hugo Guimarães

03/11/2023 às 09:14 - Atualizado em 03/11/2023 às 12:46

Notícia do Amazonas – A cidade de Itacoatiara, situada no interior do Amazonas, enfrentou novamente uma densa nuvem de fumaça proveniente das queimadas na região, causando sérias dificuldades de visibilidade e impactando a saúde respiratória dos habitantes, nesta quinta-feira (2).

PUBLICIDADE

Esse fenômeno não é exclusivo do município, pois a capital Manaus também está encoberta pela fumaça, sendo esta a segunda vez que a cidade é atingida por essa condição. O Amazonas encontra-se em estado de emergência ambiental devido aos incêndios no estado, que alcançaram um recorde alarmante de quase 4 mil focos em outubro, representando o pior número dos últimos 25 anos.

Além das queimadas, a seca severa é outro desafio enfrentado pelos amazonenses, afetando todas as cidades do estado e mais de 600 mil pessoas, de acordo com informações da Defesa Civil.

Em Itacoatiara, a qualidade do ar voltou a ser considerada péssima em decorrência da fumaça. O sistema “Selva”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), registrou um nível de poluição do ar atingindo 474.

Veja mais matérias sobre onda de fumaça no Am

A situação se agravou nos últimos dias após um incêndio atingir o lixão da cidade na última terça-feira (31). Os Bombeiros e a Prefeitura de Itacoatiara estão realizando esforços diários para conter as chamas no local, que se propagam rapidamente devido aos resíduos de lixo altamente inflamáveis, espalhando uma nuvem tóxica pela cidade. A prefeitura está investigando a causa do incêndio.

Além da poluição decorrente do incêndio no lixão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itacoatiara informou que a cidade também sofre com a fumaça das queimadas provenientes da região metropolitana de Manaus e de outros municípios.

A situação ambiental alarmante requer ações urgentes para conter os incêndios, preservar a qualidade do ar e proteger a saúde da população afetada. As autoridades locais continuam empenhadas na tentativa de controlar os focos de fogo, buscando medidas para minimizar os impactos dessa crise ambiental em Itacoatiara e regiões vizinhas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Emprego

Sine Manaus oferece 508 vagas de emprego nesta segunda-feira (3); veja como participar

Oportunidades são destinadas a candidatos de diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Atendimento ocorre em duas unidades do Sine Manaus, das 8h às 14h

há 7 minutos

Violência

IMAGENS FORTES: Homem é executado e crime é registrado por câmeras de segurança

Homicídio foi registrado na madrugada deste sábado (1º); identidade da vítima e motivação ainda não foram divulgadas pelas autoridades.

há 19 minutos

Eleições 2026

PT oficializa neste domingo candidatura de Lula à reeleição; Alckmin será vice na chapa

Convenção nacional do partido acontece em São Paulo e confirma Lula na disputa por um quarto mandato como presidente da República.

há 1 hora

Política

Congresso adia retorno após recesso e deputados só voltam ao trabalho em 10 de agosto

Com foco nas eleições de 2026, Câmara e Senado terão apenas duas semanas de votações até outubro. PEC da escala 6×1, atualização do MEI e combate à misoginia estão entre as pautas previstas.

há 1 hora

Tentativa de feminicídio

Homem é preso após esfaquear a própria irmã dentro de casa no bairro Japiim

Suspeito foi detido em flagrante após atacar a irmã com golpes de faca. A vítima foi socorrida em estado de urgência e levada ao Hospital João Lúcio.

há 2 horas