Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lira dá andamento à PEC de Crivella que quer ampliar imunidade tributária para igrejas

A criação da comissão especial faz parte do processo regular de tramitação da matéria na Câmara.

Por Hugo Guimarães

13/11/2023 às 15:14 - Atualizado em 13/11/2023 às 15:26

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou a formação de uma Comissão Especial para examinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa expandir a imunidade tributária para templos religiosos. O projeto, apresentado pelo deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos – RJ), bispo licenciado da Igreja Universal e ex-prefeito do Rio de Janeiro, pode também beneficiar prédios de partidos políticos.

PUBLICIDADE

A criação da comissão especial faz parte do processo regular de tramitação da matéria na Câmara. Agora, cabe aos partidos políticos indicarem os membros para o colegiado iniciar os trabalhos. Se aprovada nesta etapa inicial, a proposta seguirá para votação no plenário da Câmara e, posteriormente, para análise do Senado.

Em setembro, a PEC já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, contando inclusive com o apoio de parlamentares governistas. O primeiro relator da matéria foi o então deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), atualmente licenciado após assumir o ministério de Portos e Aeroportos. Na época, ele considerou o projeto “em plena consonância com os preceitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, além de aprimorar e ampliar as salvaguardas conferidas a essas atividades, sem violar os princípios constitucionais”.

Com a licença de Costa Filho, a deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ), ex-ministra do Turismo, foi designada como nova relatora. Assim como seu antecessor, a ex-ministra emitiu um parecer favorável à PEC. Daniela também é aliada do autor da proposta e está em conflito com o União Brasil, devendo se filiar ao Republicanos com a aprovação da Justiça ou na próxima janela partidária em 2026.

No início do ano, Crivella se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para discutir a proposta. Na votação na CCJ, a bancada do PT liberou os filiados para votarem como quisessem, enquanto PSOL e Rede orientaram contra a PEC.

Atualmente, a imunidade tributária abrange apenas a renda, o patrimônio e os serviços relacionados às organizações religiosas e partidárias. A PEC de Crivella busca estender a imunidade também aos templos de qualquer religião, incluindo outras instituições, como as sedes de partidos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

IA no poder judiciário

TJAM cria novas regras para uso de IA em processos judiciais e prevê punir quem descumprir

Nova resolução estabelece regras para uso de IA por magistrados, servidores e colaboradores.

há 32 minutos

Mundo

Presidente da FIFA é acusado de “bancar” amante com recursos da Uefa

Ele é alvo de suspeitas envolvendo transferência de seis dígitos e financiamento de estudos para mulher com quem teria mantido relacionamento quando comandava a secretaria-geral da Uefa

há 35 minutos

Manaus

Mais de 500 mulheres participam de caminhada contra violência e feminicídio na Zona Leste de Manaus

Mobilização marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha e defendeu mais proteção, acolhimento e combate à violência contra a mulher.

há 2 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade cresce e encosta na liderança, enquanto Omar Aziz perde força na disputa pelo Governo do Amazonas

Levantamentos realizados ao longo de 2026 mostram redução da vantagem de Omar Aziz e avanço de Roberto Cidade.

há 2 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação e espalha fumaça no Dom Pedro, em Manaus

Fogo começou pela manhã e permaneceu ativo durante a noite; moradores relataram fuligem em diferentes pontos da região

há 3 horas