Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula afirma que Dino é vítima de fake news com “ataques plantados”

Lula afirma que Dino é vítima de fake news com “ataques plantados”.

Por Hugo Guimarães

16/11/2023 às 06:26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu repúdio às “absurdas fake news” que circulam sobre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, relacionadas a um suposto encontro com a esposa de um líder de facção criminosa do Amazonas. Em uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (15), Lula condenou os ataques artificiais e reiterou seu apoio ao ministro.

PUBLICIDADE

“Ele já disse e reiterou que jamais encontrou com a esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira”, afirmou Lula. O presidente destacou as ações de Flávio Dino na pasta, incluindo a defesa da democracia, o combate ao armamentismo selvagem, a enfrentamento ao crime organizado, tráfico e milícias, e a proteção da Amazônia.

O jornal O Estado de S.Paulo publicou na última segunda-feira (13) que a esposa de um líder de facção criminosa, conhecida como “dama do tráfico amazonense”, esteve no Ministério da Justiça em reuniões com secretários. Flávio Dino não foi mencionado na reportagem como recebendo a visitante. Em resposta, o Ministério da Justiça esclareceu que Luciane Barbosa Farias integrou uma comitiva de advogados e que era impossível detectar previamente sua presença.

O secretário Nacional de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, assumiu a responsabilidade por recebê-la e explicou que a advogada Janira Rocha, acompanhada por Luciane, abordou questões sobre o sistema penitenciário. Flávio Dino também se manifestou nas redes sociais, reforçando a versão apresentada por Elias Vaz e anunciando que processará os autores das mentiras.

“Sim, irei processar os autores das mentiras. Aliás, fui avisado por um jornalista que a próxima ‘notícia jornalística’ é que tenho ligações com o PCC”, afirmou o ministro em sua publicação.

Diante da situação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria nesta terça-feira (14) estabelecendo regras mais rígidas para a entrada de visitantes no Palácio da Justiça, sede da pasta, e anexos. A medida inclui a necessidade de agendamento prévio com 48 horas de antecedência, informando nomes e CPFs dos participantes.

Além disso, Luciane Barbosa Farias esteve em Brasília nos dias 6 e 7 de novembro para o Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), com custos pagos pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O ministro Silvio Almeida afirmou que esses ataques difamatórios buscam minar o trabalho de Flávio Dino e associar o governo ao crime organizado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Em ato heroico, homem empurra companheira para salvá-la e acaba atingido por moto

Câmeras de segurança registraram o momento em que um ato de reflexo evitou uma tragédia ainda maior.

há 5 minutos

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro reorganiza a campanha após anúncio do vice e mira crescimento nas pesquisas

Com a chapa totalmente formada pelo PL, campanha do senador passa por reorganização e busca alternativas para ampliar a presença durante o período eleitoral.

há 44 minutos

Manaus

Chamas são controladas após incêndio devastar loja de material de construção na Zona Norte de Manaus

Após horas de trabalho, Corpo de Bombeiros concluiu o combate às chamas e iniciou o rescaldo no estabelecimento.

há 1 hora

Eleições 2026

Fim de uma era? Lula anuncia que disputa deste ano será a última de sua carreira política

Presidente afirmou que pretende encerrar a trajetória eleitoral após o pleito de 2026 e disse que quer aproveitar a aposentadoria pescando.

há 2 horas