Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Em evento do MDS, Roberto Cidade destaca importância de programas sociais para reduzir as desigualdades e faz apelo pela BR-319

A manifestação ocorreu durante solenidade de adesão do Governo do Amazonas ao programa Brasil sem Fome, do Governo Federal.

Por Hugo Guimarães

17/11/2023 às 16:41

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), reforçou, nesta sexta-feira (17), a necessidade de implantação de programas sociais, em todas as esferas, para reduzir as desigualdades no estado do Amazonas, em especial entre os moradores dos municípios do interior. A manifestação ocorreu durante solenidade de adesão do Governo do Estado ao programa Brasil sem Fome, do Governo Federal, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com as presenças do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do governador Wilson Lima.

PUBLICIDADE

“Quem conhece o nosso interior sabe o que a nossa gente passa. Sabe da pobreza que ainda vivem os nossos ribeirinhos todos os dias, principalmente nas comunidades distantes e mais agora com essa estiagem que está nos castigando”, disse Cidade, acrescentando ser importante que o ministro pudesse ser porta-voz de uma das nossas principais demandas: o asfaltamento da rodovia BR-319.

“Precisamos do seu apoio, ministro. Precisamos que a BR-319 saia do papel urgente e nos tire do isolamento. Este mês, vimos cair a arrecadação por causa da falta de insumos, que não conseguiram ser trazidos para nossas indústrias com a falta de navegabilidade dos rios. Dependemos da Zona Franca para a nossa arrecadação”, continuou.

O presidente da Aleam também destacou o papel da Casa Legislativa na aprovação dos programas sociais executados pelo Governo do Estado, como o Auxílio Estadual Permanente e a implantação dos restaurantes do Prato Cidadão.

“Fico muito feliz de ter participado da aprovação desses projetos, que fazem a diferença na vida das pessoas que mais precisam. Acredito nos programas sociais do Governo do Estado. Hoje, 300 mil famílias, da capital e do interior, recebem o auxílio estadual e torço para que esse número aumente porque quero ver o nosso Amazonas crescer e parar de sofrer com fome”, disse.

PUBLICIDADE

Ações de combate à fome

Na solenidade, o ministro Wellington Dias e o governador Wilson Lima assinaram a adesão do Amazonas ao Plano Brasil sem Fome. Com isso, o Governo Federal estará destinando ao estado mais de R$ 7,6 bilhões para implementar ações e políticas públicas, que combatam a insegurança alimentar. O Amazonas é o quinto estado da federação a aderir ao programa.

O decreto de criação do Brasil sem Fome foi assinado pelo presidente Lula, em agosto deste ano, tendo como principal meta tirar o país do mapa da fome até 2030. O plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios, atuando em três eixos: acesso à renda e combate à pobreza; segurança alimentar e nutricional e mobilização para o combate à fome.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Bia Kicis confirma Michelle Bolsonaro na disputa pelo Senado no Distrito Federal

Ex-primeira-dama não participou da convenção do PL por estar realizando exames médicos, mas teve a pré-candidatura ao Senado.

há 2 minutos

Amazonas

Adolescentes desaparecidas em Manaus são localizadas em rodoviária de Porto Velho

As duas jovens de 17 anos desapareceram após saírem para a escola na sexta-feira.

há 36 minutos

Pará

Corrupção: Justiça Federal torna réus investigados por desvio de recursos da pandemia na gestão de Helder Barbalho

Oito denúncias do MPF foram aceitas pela Justiça. Os acusados responderão por supostos desvios de verbas públicas da saúde e da educação

há 1 hora

Esporte

Fifa enfrenta crise: Uefa articula saída de Gianni Infantino após plano bilionário da Copa do Mundo

Presidente da Fifa sofre pressão da Uefa após proposta de vender parte dos direitos comerciais da Copa do Mundo a investidores privados.

há 2 horas

Política

Maria do Carmo pede suspensão de decreto da estiagem no Amazonas; ação pode afetar medidas emergenciais

Maria do Carmo Seffair acionou a Justiça para suspender o decreto estadual que declarou situação de emergência climática e ambiental.

há 3 horas