A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazônia!

Bruno Pereira e Dom Phillips são homenageados com grau de comendador

A homenagem é assinada pelo presidente da República do Brasil.

Por Hugo Guimarães

21/11/2023 às 18:26

Foto: Divulgação

Notícias do Amaazonas – O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, assassinados no Vale do Javari, foram homenageados nesta terça-feira, 21, a título póstumo, com grau de comendador. A homenagem assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

PUBLICIDADE

Segundo o procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Eliésio Marubo, o título concedido pelo governo brasileiro é o máximo já agraciado a alguém do meio e reconhece o trabalho de Bruno e Dom. A honraria foi um pedido da Univaja e demais organizações parceiras na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

“A Univaja e o Vale do Javari se congratulam muito pelo reconhecimento do governo brasileiro, concedendo o título de comendador a Bruno Pereira e Dom Phillips. Eles são merecedores de todas as homenagens por tudo que fizeram em favor dos povos indígenas do Vale do Javari”, disse Eliésio.

Para Beto Marubo, membro da Univaja e amigo de Bruno Pereira, a honraria é uma forma de reconhecer os ataques e desmonte que a política indigenista sofreu nos últimos anos em todo o País. “O ato destaca a importância que Bruno e Dom tiveram e sempre terão em nossas vidas. É mais uma força da Univaja em apoio ao nosso parceiro Bruno que morreu prestando serviço para nossa terra”, reforçou Beto.

Na cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, foram homenageadas outras lideranças indígenas, como a presidente da Funai, Joenia Wapichana. Amigos e admiradores de Bruno e Dom também estiveram presentes.

 

*Com informações da assessoria 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Política

Prefeito de Beruri se filia ao PSD e reforça grupo político liderado por Omar Aziz

Emerson Melo oficializou ingresso no partido nesta quinta-feira (4), em evento que também marcou a filiação do prefeito de Novo Airão, Otávio Farias.

há 3 minutos

Maus-tratos

Homem é investigado após vídeo mostrar cachorro consumindo cerveja em bar

Imagens que viralizaram nas redes sociais levaram Polícia Civil e Ministério Público a apurarem possível caso de maus-tratos contra animal.

há 31 minutos

Mundo

Cessar-fogo entre Israel e Líbano é abalado por novos confrontos

Ataques israelenses e alertas de segurança no norte de Israel aumentam a tensão poucas horas após anúncio da trégua mediada pelos Estados Unidos..

há 1 hora

Manaus

Rua da Copa é inaugurada na Compensa com decoração sustentável e clima de Mundial

Espaço temático reúne bandeiras, esculturas e painéis inspirados no futebol e foi produzido com materiais recicláveis por garis artistas.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso com drogas e balança de precisão durante ação policial no Jorge Teixeira

Suspeito foi abordado por policiais da 30ª Cicom durante patrulhamento em área conhecida pela atuação de facções criminosas.

há 2 horas