A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Guarda Civil espanhola prende brasileiros por suposta ligação com Estado Islâmico

Os suspeitos não tiveram suas identidades reveladas.

28/11/2023 às 17:02

Foto: Ministério do Interior Espanhol

A Guarda Civil da Espanha prendeu nesta semana dois irmãos de nacionalidade brasileira em Estepona, no sul do país, por suspeita de associação com o Estado Islâmico. Os irmãos foram transferidos para Madri e colocados em prisão preventiva.

PUBLICIDADE

De acordo com um comunicado do Ministério do Interior espanhol, os irmãos, cujas identidades não foram reveladas, estavam “imersos em um processo de radicalização” e utilizavam aplicativos de mensagens instantâneas criptografadas para expressar seu apoio ativo ao Estado Islâmico.

“Ambos consumiam e difundiam por meio de seus perfis na internet material multimídia de propaganda do Daesh (sigla em árabe do nome anterior do grupo). Entre esse material havia atividades terroristas realizadas em diferentes lugares, manuais para confecção de explosivos e envenenamentos, segurança cibernética, hacking, assim como documentos que justificam a violência da execução de ações suicidas”, diz a nota.

A colaboração entre a Guarda Civil e o FBI foi essencial para localizar, identificar e neutralizar os dois irmãos. O comunicado do ministério espanhol também destaca a cooperação da Polícia Federal brasileira e, por meio da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), foram encontrados vínculos internacionais dos dois com indivíduos detidos ou investigados em países europeus por suas ligações à ameaça jihadista.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Moraes sinaliza julgamento da Lei da Dosimetria para agosto; decisão pode impactar condenados do 8 de Janeiro

Ministro do STF indicou que pretende levar ao plenário, após o recesso do Judiciário, a análise da validade da lei que reduz penas.

há 16 minutos

Mundo

O que é um terremoto duplo? Entenda o fenômeno raro que agravou a tragédia na Venezuela

Dois terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 ocorreram com apenas 39 segundos de diferença.

há 17 minutos

Amazonas

Saiba quem são os jurados que vão definir o boi campeão do Festival de Parintins 2026

Comissão Julgadora reúne especialistas em música, dança, artes cênicas, cenografia e cultura popular de diferentes estados brasileiros para avaliar Caprichoso e Garantido.

há 20 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026: Operação “Chapa Quente” reforça fiscalização para proteger crianças e adolescentes nas embarcações

Ação integrada do MPAM, Marinha e órgãos da rede de proteção intensifica inspeções no trajeto até Parintins durante o Festival Folclórico.

há 27 minutos

Manaus

Barco para Parintins registra superlotação durante embarque no Porto de Manaus

Grande procura pelo transporte fluvial lotou a embarcação Golfinho do Mar II na véspera do 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 32 minutos