A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Senado aprova entrada da Bolívia no Mercosul

Projeto autoriza adesão do país como membro permanente do bloco.

28/11/2023 às 20:27

Foto: Jorono/Pixabay

O Senado aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Decreto Legislativo 380/2023, que dá autorização para a entrada da Bolívia como membro oficial do Mercosul. O texto agora segue para a fase de promulgação.

PUBLICIDADE

A proposta teve parecer favorável do relator, senador Chico Rodrigues (PSB-RR), na Comissão de Relações Exteriores.

Para que a Bolívia se torne membro permanente do bloco, sua adesão precisa ser aprovada pelos parlamentos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O processo de ingresso teve início em 2015, quando foi assinado um tratado. A única etapa pendente era a aprovação brasileira.

Atualmente, a Bolívia é um país associado ao grupo, juntamente com o Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.

A Bolívia terá quatro anos para incorporação, a partir da data de entrada no bloco, com a adoção da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), a Tarifa Externa Comum (TEC) e o Regime de Origem do Mercosul. No mesmo período, terá de anular acordos bilaterais com países do bloco ou suspensos, como é o caso da Venezuela, que está fora do grupo desde 2017.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

MP fiscaliza filas das galeras e combate reserva irregular de lugares no Bumbódromo de Parintins

Ação busca impedir a ocupação irregular de espaços e assegurar acesso justo ao público durante o Festival de Parintins.

há 17 minutos

Amazonas

Amazonas passa a integrar sistema nacional de inteligência e amplia cooperação com órgãos federais

Adesão ao Sisbin fortalece o compartilhamento de informações estratégicas e a atuação integrada das forças de segurança no estado.

há 18 minutos

Polícia

Policial Militar é preso suspeito de exploração sexual de menor em Manaus

Vítima foi localizada durante diligências policiais e recebeu acompanhamento especializado após o resgate.

há 49 minutos

Amazonas

Concurso da Aleam é homologado e aprovados aguardam nomeações que podem começar em julho

Homologação do certame conclui etapa administrativa e abre caminho para convocação dos candidatos aprovados na Aleam.

há 1 hora

Brasil

Como pagamentos e assinaturas facilitam vendas recorrentes

Modelo de pagamentos recorrentes ganha espaço entre empresas que buscam previsibilidade financeira e maior fidelização dos clientes.

há 1 hora