Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputados criticam medida que autoriza exploração do Aeroclube do Amazonas pela Infraero

As declarações foram feitas durante a sessão plenária desta quinta-feira (30).

Por Hugo Guimarães

30/11/2023 às 14:34

Foto: Divulgação

Na Sessão Plenária, desta quinta-feira (30), os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) questionaram a portaria nº 514, do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, publicada na última segunda-feira (27), que autoriza a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a administrar, operar e explorar o Aeródromo de Manaus.

PUBLICIDADE

O deputado Sinésio Campos (PT) suscitou o tema, criticando a forma como a autorização foi feita pelo Ministério. “Fomos surpreendidos pela decisão do ministro de portos e aeroportos e me causou estranheza a forma como foi conduzida. É o momento de levarmos a sério o transporte aéreo, lembrando o papel social do Aeroclube, que é o único que forma pilotos, comissários de bordo e atende de forma eficiente os deslocamentos no nosso estado que tem distâncias continentais”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) avaliou que, da forma como foi feita, a medida não houve diálogo e isso afetará o Amazonas inteiro. “Quantas famílias dependem do Aeroclube? Como viveríamos sem o Aeroclube ao longo desses oitenta anos? A medida representa desvantagem ao povo do Amazonas”, declarou.

A importância do Aeroclube para o interior do estado foi salientada pelo deputado Rozenha (PMB), em seu discurso. “O Aeroclube tem uma função social maior que o Eduardo Gomes. É dele que partem voos de socorro ao interior, por exemplo. Entregar à Infraero é entregar à burocracia e trazer a ineficiência que toma conta dos aeroportos do Brasil”, afirmou.

Contato

Ainda durante a Sessão, o deputado João Luiz (Republicanos) e o deputado Sinésio Campos entraram em contato, por telefone, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que garantiu realizar reunião entre os parlamentares do estado e a Infraero para discutir sobre a questão.

PUBLICIDADE

Cessão de tempo

Ainda durante a Sessão Ordinária, aconteceu Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Sinésio Campos, ao presidente do Aeroclube do Amazonas (ACA), Luiz Mário Peixoto, para discorrer sobre a atuação e importância do Aeroclube nas mais diversas áreas.

Segundo afirmou Luiz Mário, além da aviação em si, o Aeroclube realiza cursos de formação na área da aviação, com instrução de cursos de paraquedismo e aeromodelismo. Ele disse ainda que o serviço aeropostal do estado é dependente do Aeroclube, assim como o suporte médico e aeromédico e as remoções de pacientes graves e de cadáveres sai e chega pelo Aeroclube.

“Até na eleição o Aeroclube influencia porque as urnas com os votos do interior chegam à Manaus pelo Aeroclube, que dá suporte aos táxis aéreos. Se não fosse assim, teria de ser via fluvial. Também passa por lá, o envio de medicamentos ao interior. Durante a pandemia, o Aeroclube foi fundamental para atendimentos. Por isso, vimos solicitar apoio nesta situação e, em nome do Aeroclube, quero agradecer aos deputados empenhados em ajudar nesta causa”, enfatizou.

O coordenador de instrução de voo, Erasmo Melo, também falou sobre o impacto que a mudança pode ter para a manutenção das atividades. “Se a Infraero assumir a administração teremos mais custos, pois a instrução do voo acarreta um custo grande. O Aeroclube tem se empenhado para manter a escola de voo e precisa continuar gerindo o espaço para que as atividades de táxi aéreo, aeromodelismo, paraquedismo e tantas outras, que utilizam o Aeródromo de Flores, possam continuar”, analisou.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Marcelo Ramos fecha com Omar e Braga após ter candidatura barrada e “ajoelha no milho” novamente

Ex-deputado participou da convenção da federação PT ao lado de Eduardo Braga, que articulou a retirada de sua pré-candidatura ao Senado.

há 29 minutos

Amazonas

Mais de 650 produtos impróprios para consumo são apreendidos em supermercados de Manaus

Fiscalização do Procon Manaus encontrou alimentos vencidos, deteriorados, descongelados e armazenados de forma irregular; quatro estabelecimentos foram autuados.

há 1 hora

Supremo em alerta

STF mapeia risco de impeachment e teme que eleições 2026 provoque virada da direita no Senado

Levantamentos internos da Corte avaliam cenários para a composição do Senado a partir de 2027 e o impacto sobre pedidos de impeachment de ministros do Supremo.

há 2 horas

Manaus

Motociclista morre após cair de moto e ser atropelado por caçamba no bairro Nova Cidade, em Manaus

Vítima ainda não foi identificada. Samu confirmou o óbito no local, e o corpo aguarda remoção pelo Instituto Médico Legal (IML).

há 2 horas

Manaus

Fim das convenções define candidatos ao Governo do Amazonas; veja quem será oficializado neste fim de semana

Mobiliza, Federação Brasil da Esperança e Federação PSOL/Rede realizam encontros em Manaus para homologar candidaturas ao Governo, Senado, Câmara Federal e Aleam.

há 2 horas