Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

STF proíbe veto a concursado aprovado por doença grave

Julgamento teve como base um caso específico envolvendo uma candidata aprovada em um concurso para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Por Hugo Guimarães

01/12/2023 às 07:45

O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão unânime estabelecendo que o poder público não pode barrar a posse de um candidato aprovado em concurso público com base em histórico de doença grave no passado. A determinação considera que, caso o candidato não apresente sintomas que comprometam o desempenho no cargo, ele deve ter o direito assegurado de assumir a posição para a qual foi aprovado.

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada com base em um caso específico envolvendo uma candidata aprovada em um concurso para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A mulher foi impedida de assumir o cargo devido ao diagnóstico de câncer de mama menos de cinco anos antes.

Apesar de já ter concluído o tratamento da doença e não apresentar restrições de saúde para o trabalho, a candidata teve seu direito negado com base em um manual de perícias de saúde utilizado pelo TJMG.

O ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, concluiu que houve violação a princípios constitucionais, destacando discriminação com base na saúde e no gênero. Em virtude disso, determinou que o estado de Minas Gerais proceda com a posse da candidata, garantindo o pleno exercício do direito conquistado por meio do concurso público.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 3 horas

Manaus

Curto-circuito em painel de LED pode ter provocado incêndio que destruiu loja de construção em Manaus

Loja de três andares foi completamente consumida pelas chamas na noite desta quarta-feira (5), na zona Norte da capital.

há 3 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções destrói prédio comercial e ameaça explodir posto de combustíveis na zona Norte de Manaus

Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo e área foi isolada pela Polícia Militar.

há 3 horas

Política

Prefeito de Manicoré declara apoio a Roberto Cidade, mesmo sendo filiado ao partido de Omar Aziz

Lúcio Flávio (PSD) anunciou apoio ao candidato da União Progressista ao Governo do Amazonas.

há 3 horas

Manaus

Print revela comunicado do Porto de Manaus convocando funcionários para convenção do PL que confirmou Alessandro Bronze como suplente de Alberto Neto

Comunicado atribuído ao Porto promete liberação, transporte e alimentação para participação em evento político.

há 3 horas