A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

STF decide nesta semana se ações penais voltarão a ser julgadas nas turmas

Entre as pautas em destaque, está a sugestão de criação de uma ouvidoria no STF, proposta pelo atual presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, como parte de esforços para aprimorar a comunicação institucional da Corte.

05/12/2023 às 11:00

Os corredores do Supremo Tribunal Federal (STF) ecoam novamente com discussões sobre a possível volta das ações penais às turmas, em uma semana crucial que promete redefinir a dinâmica dos julgamentos na mais alta corte do país. Ministros do STF se preparam para deliberar sobre essa questão e outras propostas em uma sessão administrativa agendada no plenário virtual, nos dias 6 e 7 de dezembro.

PUBLICIDADE

Entre as pautas em destaque, está a sugestão de criação de uma ouvidoria no STF, proposta pelo atual presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, como parte de esforços para aprimorar a comunicação institucional da Corte.

A possibilidade de retorno ao modelo de julgamentos em turmas remonta ao período entre 2014 e 2020, quando o tribunal enfrentou uma sobrecarga de processos, especialmente após o escândalo do mensalão. Na época, a decisão de transferir a atribuição para os colegiados foi uma medida estratégica para aliviar a pauta do plenário e garantir celeridade aos julgamentos.

A experiência se manteve durante o auge da Operação Lava Jato, sendo desfeita apenas em 2020, durante a gestão do ministro Luiz Fux. Com o início do andamento dos processos criminais relacionados à Lava Jato, o tribunal optou por retornar os julgamentos das ações penais ao plenário. Anteriormente, os processos dessa natureza eram analisados pela Segunda Turma, que possuía um perfil mais garantista.

A possível retomada desse modelo ocorre em um momento em que o STF enfrenta um novo acúmulo de ações criminais, com mais de mil denúncias relacionadas ao 8 de janeiro aguardando uma decisão da Corte.

Caso a mudança seja aprovada, a expectativa é que seja estabelecida uma regra de transição, excluindo os processos relacionados aos atos golpistas, que continuarão sob análise no plenário virtual.

A medida poderia conceder aos réus a oportunidade de recorrer ao plenário para contestar eventuais condenações, potencialmente prolongando os desfechos dos processos. A comunidade jurídica está atenta às decisões que moldarão o futuro dos julgamentos no STF e a forma como a Corte lidará com a crescente carga de processos criminais.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

PL da Misoginia pressiona Hugo Motta e deve ser votado antes do recesso da Câmara

Projeto que tipifica a misoginia como crime volta ao centro dos debates e coloca à prova a articulação política do presidente da Câmara dos Deputados.

há 9 minutos

Manaus

Advogado ameaça acionar a Justiça para tentar barrar evento Amanhecer na Ponta Negra

José Higino afirma que pretende recorrer ao Judiciário por considerar que a realização do evento pode causar perturbação do sossego na orla de Manaus.

há 45 minutos

Brasil

Entenda por que Moraes decidiu manter Bolsonaro em prisão domiciliar

Ministro do STF decidiu prorrogar a medida sem prazo definido; ex-presidente segue monitorado por tornozeleira eletrônica

há 1 hora

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 9 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 9 horas