A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Chefões do PCC e CV exigiam do importador armas de ‘calibres poderosos para enfrentamento’

A Polícia Federal interceptou negociações diretas entre investigados e os líderes das duas principais facções criminosas do Brasil.

05/12/2023 às 18:37

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Em meio às investigações da Operação Dakovo, que visa desbaratar ‘um complexo e multimilionário’ esquema de tráfico internacional de armas, a Polícia Federal interceptou negociações diretas entre investigados e os líderes das duas principais facções criminosas do País, o PCC e o Comando Vermelho. Segundo os investigadores, os chefões das facções encomendavam do grupo sob suspeita armas poderosas, de grosso calibre e letalidade, munidas de rajadas de tiros.

“Tem um diálogo interessante que fala de arma de calibre. O fornecedor oferece calibre 380. O comprador brasileiro fala: ‘Não, aqui no Brasil isso é pouco. Precisamos de calibres mais poderosos para o enfrentamento”, relatou o delegado federal Flávio Márcio Albergaria Silva, superintendente regional da PF na Bahia – base da ofensiva aberta na manhã desta terça, 5.

PUBLICIDADE

Conforme a PF, as transações interceptadas na investigação ocorriam entre os líderes das facções e intermediários do esquema, localizados na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Os mediadores transportavam os pedidos do PCC e do Comando Vermelho até o principal alvo da Operação Dakovo, o argentino Hernan Dirísio, proprietário da empresa que importou mais de 43 mil pistolas e fuzis de pelo menos quatro países europeus – Turquia, Eslovênia, República Tcheca e Croácia.

Hernan Dirísio é alvo de um mandado de prisão preventiva com fins de extradição. Ele está foragido, sendo procurado no Paraguai. Ele é suspeito de coordenar 30 operações de tráfico internacional de armas, além de participar de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Conforme a PF, o proprietário da importadora de armas situada em Assunção era responsável pela coordenação das operações de compra e venda de armas. O inquérito indica que ele negociava ciente de que as armas estavam sendo destinadas ao crime organizado, abastecendo as principais facções brasileiras, o PCC e o Comando Vermelho.

PUBLICIDADE

Ao longo da investigação, iniciada há três anos, a PF identificou sete camadas da quadrilha, incluindo o nível central da organização. Foram mapeados vendedores, intermediários e doleiros envolvidos no amplo tráfico de armamento pesado destinado ao PCC e ao Comando Vermelho, além dos responsáveis pela logística e pela parte financeira do esquema.

A Polícia Federal aponta dois eixos financeiros ligados à organização: um utilizado pelas facções criminosas para pagar armas ilegais sob encomenda e outro que envolvia o repasse de valores aos fabricantes, realizado pela empresa importadora comandada por Hernan.

Os investigadores narram que a companhia baseada em Assunção utilizava um sistema de lavagem de dinheiro centralizado em Miami. O dinheiro era transferido para empresas fictícias nos Estados Unidos e, posteriormente, outra empresa fictícia realizava os repasses para os fabricantes na Europa.

A PF destacou que a empresa central do esquema de tráfico importa armas há mais de uma década. Inicialmente, seus fornecedores ficavam nos EUA. No entanto, os fabricantes americanos interromperam as vendas ao identificarem que a empresa de Hernan desviava os armamentos para o crime organizado no Brasil.

Devido ao bloqueio, o argentino recorreu a fornecedores na Europa, começando pelos fabricantes da Croácia. Os investigadores revelam que, após a quadrilha entrar na mira da PF, os fornecedores croatas também suspenderam as vendas.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

PL da Misoginia pressiona Hugo Motta e deve ser votado antes do recesso da Câmara

Projeto que tipifica a misoginia como crime volta ao centro dos debates e coloca à prova a articulação política do presidente da Câmara dos Deputados.

há 10 minutos

Manaus

Advogado ameaça acionar a Justiça para tentar barrar evento Amanhecer na Ponta Negra

José Higino afirma que pretende recorrer ao Judiciário por considerar que a realização do evento pode causar perturbação do sossego na orla de Manaus.

há 46 minutos

Brasil

Entenda por que Moraes decidiu manter Bolsonaro em prisão domiciliar

Ministro do STF decidiu prorrogar a medida sem prazo definido; ex-presidente segue monitorado por tornozeleira eletrônica

há 1 hora

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 9 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 9 horas