A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Guerra no Oriente Médio

Guterres invoca ‘artigo 99 da ONU’ pela 1ª vez em seu mandato após conflito em Gaza

Em sua rede social “X”, o secretário-geral da ONU disse que a região está enfrentando um grave risco de colapso do sistema humanitário.

06/12/2023 às 21:20

Foto: Reprodução

Guerra em Israel – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, invocou nesta quarta-feira, 6, pela primeira vez em seu mandato Artigo 99 da Carta das Nações Unidas, que lhe permite chamar a atenção da ONU para qualquer evento que ameace a segurança do mundo. A medida foi tomada em virtude da situação na Faixa de Gaza. Em sua rede social “X”, Guterres disse que a região está enfrentando um grave risco de colapso do sistema humanitário.

PUBLICIDADE

O português instou ainda o Conselho de Segurança a ajudar a evitar uma catástrofe humanitária e a apelar para que seja declarado um cessar-fogo humanitário. Em sua carta, Guterres escreveu que a capacidade de ação da ONU foi dizimada na região pela escassez de abastecimento, falta de combustível, interrupções nas comunicações e falta de segurança.

Desde os ataques terroristas de 7 de Outubro perpetrados por militantes do Hamas no sul de Israel e o contínuo bombardeio e operação terrestre das forças israelenses na Faixa de Gaza, o Conselho de Segurança aprovou uma resolução em meados de Novembro, após quatro tentativas falhadas de encontrar consenso anteriormente, apelando a “pausas humanitárias urgentes e prolongadas”.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Auxílio-fardamento de R$ 3 mil para PMs e bombeiros do Amazonas começa a ser pago em julho

Benefício será depositado anualmente aos servidores da segurança pública e reforça apoio à aquisição de uniformes e equipamentos pessoais.

há 17 minutos

Brasil

Briga por causa de cachorro sem focinheira termina em pancadaria coletiva; assista  

Confusão começou após discussão sobre regras para circulação de cães e terminou com agressões em área pública.

há 22 minutos

Esporte

Messi faz história, Argentina vence a Áustria e avança às oitavas da Copa do Mundo

Camisa 10 marcou os dois gols da vitória argentina e alcançou um recorde inédito na história das Copas do Mundo.

há 23 minutos

Brasil

Alex Escobar passa mal durante transmissão ao vivo nos EUA e deixa programação da Globo

Apresentador teve alteração de pressão arterial durante cobertura da Copa do Mundo e foi afastado da programação do dia.

há 39 minutos

Amazonas

Deputado Mário César Filho leva Ação Laudo Azul a Jutaí e atende centenas de crianças com suspeita de autismo

Ação realizada pelo deputado Mário César Filho levou atendimento especializado com neuropediatra e reduziu a espera de famílias por laudos no município.

há 40 minutos