A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazônia!

Professor Ennio Candotti, fundador e diretor do museu da Amazônia, morre aos 81 anos

O velório ocorrerá nesta sexta-feira, 8, das 9h às 15h, no próprio museu.

07/12/2023 às 17:58

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Notícias da Amazônia – O físico, professor e fundador do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, faleceu nesta quarta-feira, 6, aos 81 anos, conforme informado pelo Musa e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). “Figura emblemática da ciência brasileira”, disse o ABC para definir o cientista, que era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 1991 e dirigia, até então, o Musa.

PUBLICIDADE

Através das redes sociais, o Musa anunciou o luto e informou que ficará fechado a partir desta quinta-feira, 7, por tempo indeterminado. O velório ocorrerá nesta sexta-feira, 8, das 9h às 15h, no próprio museu.

“Muito difícil aceitar essa perda, pois a atuação sólida, abrangente e consistente do Ennio na universidade, na SBPC, no MUSA, na defesa da ciência e da democracia, deu-lhe uma aura de imortalidade. E não abro mão do reconhecimento dessa aura: Ennio vive, estará sempre entre nós!”, comentou Luiz Davidovich, ex-presidente da ABC, em uma publicação no site da Academia.

Segundo a ABC, Candotti nasceu na Itália em 1942 e chegou ao Brasil em 1952. Aqui, graduou-se em física pela Universidade de São Paulo (USP) e posteriormente obteve o título pela Università degli studi di Napoli, na Itália, embora tenha passado a maior parte de sua vida no Brasil. Ao longo de sua carreira acadêmica, lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Além disso, o cientista participou da criação e foi diretor por alguns anos das revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Ciência Hoy, esta última na Argentina. “Visionário, Ennio sempre acreditou na ciência e na divulgação científica como impulsionadores do desenvolvimento do País”, escreveu a Ciência Hoje em uma publicação sobre o falecimento de Candotti.

PUBLICIDADE

Em 2002, Candotti fundou, junto a cientistas e comunicadores indianos e de outros países, a International Union of Scientific Communicators, associação de comunicação científica com sede em Mumbai, na Índia. E por este, dentre outros motivos, recebeu em 1998 o Prêmio Kalinga da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sobre popularização da Ciência.

Em 2009, o cientista criou e passou a dirigir, em Manaus, na Reserva Florestal A. Ducke, o Museu da Amazônia e o Jardim Botânico a ele associado. Era muito dedicado e intimamente ligado ao museu e à cidade, o que fez com que ele recebesse o título de Cidadão Amazonense em 2019. Também foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de 2003 a 2007 e de 2011 a 2015.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Avenida Eduardo Ribeiro é interditada para programação de Corpus Christi em Manaus

Celebração religiosa ocorre no Centro da capital e altera o fluxo de veículos e linhas de ônibus nesta quinta-feira (4)..

há 27 segundos

Política

Prefeito de Beruri se filia ao PSD e reforça grupo político liderado por Omar Aziz

Emerson Melo oficializou ingresso no partido nesta quinta-feira (4), em evento que também marcou a filiação do prefeito de Novo Airão, Otávio Farias.

há 8 minutos

Maus-tratos

Homem é investigado após vídeo mostrar cachorro consumindo cerveja em bar

Imagens que viralizaram nas redes sociais levaram Polícia Civil e Ministério Público a apurarem possível caso de maus-tratos contra animal.

há 35 minutos

Mundo

Cessar-fogo entre Israel e Líbano é abalado por novos confrontos

Ataques israelenses e alertas de segurança no norte de Israel aumentam a tensão poucas horas após anúncio da trégua mediada pelos Estados Unidos..

há 1 hora

Manaus

Rua da Copa é inaugurada na Compensa com decoração sustentável e clima de Mundial

Espaço temático reúne bandeiras, esculturas e painéis inspirados no futebol e foi produzido com materiais recicláveis por garis artistas.

há 1 hora