A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Haddad prevê ciclo de crescimento sustentável após corte de juros

Ministro reitera convergência de políticas monetária e fiscal.

14/12/2023 às 06:20

Perspectivas Econômicas Favoráveis: Brasil Pode Iniciar Ciclo de Crescimento, Afirma Ministro da Fazenda

PUBLICIDADE

Em um pronunciamento na noite de quarta-feira (13), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo em relação às perspectivas econômicas do Brasil, destacando o impacto positivo do corte nas taxas de juros no país e as indicações de reduções nos Estados Unidos para o próximo ano. Haddad enfatizou que tais movimentos podem impulsionar o Brasil em direção a um ciclo de crescimento sustentável, com potenciais benefícios para investidores e a população em geral.

“O dia foi importante para o Brasil, primeiro porque vieram notícias boas do exterior, que animaram o mercado positivamente, e, na minha opinião, com procedência. São notícias que fazem crer que pode começar um ciclo de corte de juros no exterior”, afirmou o ministro, ressaltando a importância das notícias favoráveis vindas de fora.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na quarta-feira uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, fixando-a em 11,75% ao ano. Embora a decisão estivesse alinhada com as expectativas do mercado, o Copom indicou a intenção de manter o ritmo de cortes no início do próximo ano.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) manteve os juros básicos, mas sinalizou a intenção de cortar a taxa em 0,75 ponto percentual ao longo de 2024, uma notícia que o ministro Haddad considerou promissora para as famílias brasileiras.

PUBLICIDADE

“Isso é um bom indicativo para as famílias brasileiras. Vamos terminar o ano com indicadores animadores na Bolsa, no câmbio, no juro, juro futuro. Isso também vai ser muito bom”, afirmou o ministro, destacando a possível melhoria em indicadores econômicos-chave.

Haddad reiterou a importância da convergência rápida das políticas monetária e fiscal, combinando a redução de juros com a diminuição do déficit público para otimizar os resultados para a economia brasileira.

Além das questões relacionadas às taxas de juros, o Ministro da Fazenda abordou a possibilidade de o governo apresentar um projeto alternativo para a desoneração da folha de pagamento, cujo veto será votado no Congresso. Haddad salientou o desejo do governo de evitar a judicialização do tema, considerando a inconstitucionalidade apontada pela Advocacia-Geral da União (AGU) no projeto aprovado pelo Congresso e vetado pelo presidente Lula.

Quanto à reforma tributária, que pode ser votada novamente pela Câmara nesta quinta-feira, Haddad expressou a esperança de que o texto seja promulgado ainda este ano. O ministro ressaltou que as negociações sobre a agenda econômica do governo, incluindo a votação do orçamento para 2024, avançaram no Congresso durante o dia.

“Hoje nós estamos tratando da MP [Medida Provisória] 1.185 [sobre incentivos fiscais do ICMS], reforma tributária, [regulamentação das] bets [empresas de apostas eletrônicas], que passou no Senado. Já fizemos consulta sobre a desoneração da folha. Acredito que nesta quinta, teremos uma visão mais clara sobre as possibilidades”, concluiu Haddad.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Renato Junior anuncia convocação de mais 90 aprovados da Semsa durante entrega de unidade de saúde em Manaus

Novos servidores devem reforçar equipes da rede municipal de saúde e atuar em unidades que passam por reforma e ampliação na capital

há 4 minutos

Mundo

Paraense chora e pede perdão da mãe após ser capturado por soldados russos na guerra da Ucrânia; veja vídeo

Jovem paraense afirma que foi enganado e enviado para a linha de frente do conflito.

há 9 minutos

Manaus

Gestão em alta: aprovação de Renato Junior chega a 66% e consolida início promissor à frente da Prefeitura de Manaus

Levantamento indica avaliação positiva da gestão marcada por presença nos bairros, obras de infraestrutura e contato direto com a população.

há 22 minutos

Manaus

Cobra de mais de dois metros é resgatada ao tentar atravessar avenida na Zona Sul de Manaus

Serpente foi encontrada na Avenida Solimões, no bairro Japiim, e acabou devolvida à natureza após ação da Polícia Militar

há 41 minutos

Amazonas

Eduardo Braga se irrita após ser cobrado e entra em bate-boca no interior do Amazonas: “não fez porr* nenhuma”

Após a discussão, o prefeito do município pediu desculpas pela baixaria do senador.

há 54 minutos