A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

‘Pela primeira vez conseguimos colocar um comunista no STF’ diz Lula sobre indicação de Dino

O ministro da Justiça, Flávio Dino, teve sua nomeação aprovada pelo plenário do Senado na quarta-feira, 13.

15/12/2023 às 09:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, nesta quinta-feira, 14, um feito histórico ao destacar que, pela primeira vez, conseguiu indicar um “comunista” para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro da Justiça, Flávio Dino, teve sua nomeação aprovada pelo plenário do Senado na quarta-feira, 13. Dino, que iniciou sua carreira como juiz federal e posteriormente ingressou na política pelo PCdoB, conquistou a vaga na mais alta instância do judiciário brasileiro.

PUBLICIDADE

“Pela primeira vez na história desse País conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista”, afirmou Lula durante seu discurso na Conferência Nacional da Juventude. Flávio Dino enfrentou mais de dez horas de sabatina no Senado, sendo aprovado por 47 senadores, com 31 votos contrários.

O atual ministro da Justiça teve sua trajetória política marcada por sua atuação como candidato a deputado federal pelo PCdoB, posterior eleição como governador do Maranhão pelo mesmo partido, e, em 2022, sua vitória como senador pelo PSB.

Em um contexto mais amplo, Lula abordou a realidade do trabalho na era digital, comparando com seu passado como sindicalista. Ele ressaltou a mudança nas relações laborais, observando que antes pedia hora extra por 10 minutos adicionais de trabalho, enquanto hoje as pessoas são “escravas do celular”.

“Antigamente, eu trabalhava 10 minutos a mais que meu horário de trabalho eu pedia hora extra, eu abria processo. Hoje, se trabalha de escravo no celular. Trabalha na hora do almoço, na hora que vai ao banheiro, na hora que sai do serviço, na hora que vai deitar, e ninguém paga nada pelo excesso da jornada que cada um de nós faz nesse País”, criticou o presidente. Lula tem sido um crítico recorrente das condições de trabalho relacionadas à tecnologia, especialmente nos setores de entrega e transporte por meio de aplicativos.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Programa Paredão ajuda a recuperar sete veículos e prender dois foragidos em Manaus

Sistema de videomonitoramento com leitura automática de placas auxiliou as equipes policiais durante ações realizadas no fim de semana e no ponto facultativo.

há 10 minutos

Manaus

Operação da Prefeitura remove estruturas irregulares e realiza 63 abordagens sociais no Centro de Manaus

Ação percorreu o Centro Histórico e a Manaus Moderna, removendo estruturas irregulares e encaminhando pessoas em situação de vulnerabilidade para serviços de assistência.

há 31 minutos

Brasil

Presídio da Papudinha muda rotina para impedir contato entre Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa

Unidade no Distrito Federal reforça controle interno e altera horários de banho de sol e parlatório após decisão judicial que proíbe comunicação.

há 42 minutos

Brasil

Globo é alvo de investigação do MPF após supostas irregularidades em acesso a área restrita de Aeroporto

Inquérito apura se equipe de reportagem entrou em área restrita sem cumprir protocolos de segurança.

há 1 hora

Amazonas

MEC paga nova parcela de R$ 200 do Pé-de-Meia para nascidos em maio e junho

Benefício é destinado a estudantes da rede pública com frequência mínima de 80%; pagamentos seguem calendário conforme o mês de nascimento.

há 1 hora