A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Argentina: Central sindical convoca greve geral contra medidas de Milei para 24 de janeiro

Os sindicatos rejeitam um decreto de Milei que propõe alterações em mais de 300 leis.

28/12/2023 às 17:33

Foto: Reprodução

A principal central sindical da Argentina, a Confederação Geral do Trabalho (CGT) convocou nesta quinta-feira, 28, a primeira greve geral contra o governo do ultraliberal Javier Milei, para o dia 24 de janeiro. Os sindicatos se opõem às reformas econômicas e trabalhistas que também limitam seu poder. Houve um acordo entre os líderes da CGT para realização da greve. No mesmo dia, haverá uma mobilização de filiados até o Congresso argentino para protestar.

PUBLICIDADE

Os sindicatos rejeitam um decreto de Milei que propõe alterações em mais de 300 leis, visando desregulamentar uma economia que esteve sob forte intervenção do Estado por décadas. Em matéria laboral, as mudanças desafiam o poder dos sindicatos e alteram as leis que, até então, beneficiavam os trabalhadores.

Por um lado, restringe o direito à greve em atividades essenciais, como serviços hospitalares, a educação e o transporte, e abre caminho para novos mecanismos de indenização que barateiam demitir pessoal. As mudanças ainda abrem a possibilidade para que os trabalhadores dirijam seus aportes diretamente a prestadores de saúde privada, em vez de fazer isso por meio de obras sociais sindicais como até agora, o que afeta uma importante fonte de recursos para o setor.

Na quarta-feira, ocorreu uma marcha de trabalhadores e organizações sociais até os tribunais de Buenos Aires para apoiar uma queixa judicial alegando que os decretos de Milei são inconstitucionais.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Governo proíbe uso de drones no entorno do Bumbódromo durante as apresentações

Medida vale para os dias 26, 27 e 28 de junho e prevê apreensão do equipamento e responsabilização do operador em caso de descumprimento.

há 14 minutos

Copa do Mundo 2026

CBF protesta contra arbitragem e envia ofício à Fifa após gol anulado de Vini Jr. na Copa do Mundo

Entidade questiona decisão do VAR no jogo contra a Escócia e pede que o árbitro mexicano César Ramos não apite mais partidas da Seleção Brasileira.

há 28 minutos

Parintins

Festival de Parintins terá esquema antibombas com varreduras antes de cada apresentação

Grupamento Marte realiza inspeções técnicas antes de cada evento e permanece de prontidão durante toda a programação do Festival de Parintins.

há 35 minutos

Política

Políticos do PL aparecem ao lado de Roberto Cidade em Parintins e ignoram nota de cobrança de Maria do Carmo

Lideranças do PL apareceram ao lado de Roberto Cidade durante o Festival de Parintins, apesar da cobrança de Maria do Carmo por alinhamento.

há 1 hora

Polícia

Suspeito de matar funcionário de residencial foge após ser questionado por repórter do AM POST em Manaus

Eduardo Henrique Nobre chegou à Delegacia de Homicídios para se apresentar, mas deixou o local logo após ser abordado pela reportagem do Portal AM POST.

há 2 horas