Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Plano Estadual da Educação será votado nesta quinta-feira (25) na Aleam

Proposta não contém capacitação de professores para lhe dar com ideologias de gênero sexual.

Por Hugo Guimarães

25/06/2015 às 11:35 - Atualizado em 28/06/2015 às 09:44

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), disse o que o projeto de lei que cria o Plano Estadual de Educação irá a votação nesta quinta-feira (25) na Casa. A informação foi dada nesta quarta-feira, após reunião de mais de duas horas com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, para esclarecer as 22 metas do Plano, que deverão cumpridas até 2024. Entre elas está a instalação de serviços de internet em todas as escolas da rede pública no Amazonas.

PUBLICIDADE

Durante a reunião, ficou decidido que o plano não irá conter qualquer determinação para que professores sejam habilitados a tratar sobre questões de diversidade de gênero. A medida segue orientação da Câmara de Deputados, que em ofício enviado a todos os parlamentos estaduais e municipais, em maio, pediu que deputados e vereadores tomassem providências para que “não seja incluída qualquer menção de gênero, e orientação sexual” no Plano de Educação.

O documento, assinado pelo deputado federal Eros Biondini, informou que Ministério da Educação (MEC) havia enviado, aos estados e municípios, material sobre como deveria ser elaborado o Plano, com orientações sobre a inclusão da Ideologia de Gênero, contrariando decisão do Congresso. “Considerando que o MEC, em flagrante desrespeito ao que decidido pelo Congresso Nacional, tem enviado a Estados e Municípios, material de orientação sobre como devem ser redigido os seus planos de educação, induzindo à aceitação da precitada ideologia de gênero”, está escrito no ofício.

Pelo menos 20 deputados participaram da reunião na Aleam, além de integrantes do Fórum Estadual de Educação. De acordo com Josué Neto as 22 metas estabelecidas para os próximos dez anos foram amplamente discutidas, e as metas que envolvem ações na área da educação da terceira idade, gestão, atividades esportivas e formação profissional, deverão sofrer mudanças, através de emendas dos parlamentares. A proposta ainda será discutida nesta quinta-feira nas comissões de Orçamento e Finanças, Constituição Justiça e Redação, Serviços Públicos, Ciências e Tecnologia, e Educação, antes do projeto ir ao plenário.

Segundo Josué Neto, apesar do pouco tempo de tramitação para o debate, a proposta será amplamente discutida. O projeto que institui o plano chegou na Aleam na última terça-feira, mas precisa ser votado nesta quinta-feira, último dia de prazo fixado pelo Ministério da Educação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Abuso sexual no jiu-jitsu no AM: Casos acendem alerta sobre abuso de poder nos tatames

Histórico de prisões e condenações de treinadores em Manaus e no interior expõe o uso da hierarquia esportiva para silenciar vítimas.

há 16 minutos

Amazonas

Idosa morre carbonizada durante incêndio no Careiro da Várzea

Vítima morreu após o fogo atingir uma residência próxima ao Porto da Vila Gutierres, no km 13 da BR-319, no Amazonas.

há 27 minutos

Parintins

Cachorro que invadiu arena do Garantido ganha lar e nova vida após viralizar em Parintins; veja o vídeo

Animal conquistou o público durante o Festival de Parintins, foi resgatado, recebeu atendimento veterinário e agora vive com uma família em Manaus.

há 47 minutos

Manaus

Ameaça de paralisação já provoca transtornos no transporte coletivo de Manaus; entenda

Passageiros relatam redução da frota em circulação e longas esperas nas paradas; categoria cobra regularização de salários e benefícios atrasados.

há 57 minutos

Brasil

Benedito Ruy Barbosa, autor de grandes sucessos, morre aos 95 anos

Novelista estava internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, e morreu em decorrência de complicações causadas por insuficiência renal crônica.

há 57 minutos

Ao Vivo