Busca por vaga olímpica entra na reta final neste 1º semestre de 2024
Expectativa é que delegação brasileira viaje a Paris com 330 atletas.
- Foto: Divulgação
O ano de 2023 marca o início da intensa jornada dos atletas brasileiros que buscam a classificação para a Olimpíada de Paris, agendada para 26 de julho. Com 147 vagas já asseguradas em 27 modalidades, a expectativa é que a delegação nacional reúna até 330 atletas na competição olímpica.
A busca por mais vagas e a confirmação das já garantidas acontecerão ao longo dos próximos meses, com diversas competições e torneios Pré-Olímpicos. Uma das primeiras disputas será no futebol masculino Sub 23, com o Pré-Olímpico programado para iniciar em 20 de janeiro. A seleção brasileira, atual bicampeã olímpica, enfrentará equipes de outros nove países da América do Sul, buscando uma das duas vagas disponíveis.
PUBLICIDADE
A diversidade de modalidades marca os eventos classificatórios. Confira algumas das principais competições:
Basquete:
- Pré-Olímpico Feminino: 8 a 11 de fevereiro (Belém, Brasil, e Antuérpia, Bélgica).
- Pré-Olímpico Masculino: 2 a 7 de setembro (Piraeus, Grécia, e Riga, Letônia).
Boxe:
- Pré-Olímpico 1: 29 de fevereiro a 12 de março (Busto Arsizio, Itália).
- Pré-Olímpico 2: 23 de maio a 3 de junho (Bangcoc, Tailândia).
- Atletas já classificados: Bia Ferreira (60 kg), Jucielen Romeu (57 kg), Tatiana Chagas (54 kg) e Keno Marley (92 kg).
Canoagem Slalom:
- Pré-Olímpico das Américas: 15 a 17 de março (Rio de Janeiro, RJ).
- Pré-Olímpico de Cross: 7 a 9 de junho (Praga, República Tcheca).
- Atletas já classificadas: Ana Sátila e Omira Estácia.
EsgRima:
PUBLICIDADE
- Pré-Olímpico das Américas: 5 a 7 de abril (San José, Costa Rica).
Futebol:
- Pré-Olímpico da América do Sul: 20 de janeiro a 11 de fevereiro (Venezuela).
- Seleção feminina já está classificada.
Handebol:
- Pré-Olímpico Mundial Masculino: 14 a 17 de março (locais a confirmar).
- Seleção feminina já está classificada.
Remo:
- Pré-Olímpico das Américas: 14 a 17 de março (Rio de Janeiro, RJ).
- Pré-Olímpico Global: 19 a 21 de maio (Lucerna, Suíça).
Taekwondo:
- Pré-Olímpico das Américas: 9 a 10 de abril (Santo Domingo, República Dominicana).
Wrestling (Luta Olímpica):
- Pré-Olímpico das Américas: 15 a 17 de março (Acapulco, México).
- Pré-Olímpico Global: 9 a 12 de maio (Istambul, Turquia).
Além dessas competições específicas, atletas de outras modalidades como atletismo, esportes aquáticos, levantamento de peso, skate, ciclismo, surfe, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, entre outros, enfrentarão desafios ao longo do primeiro semestre de 2023, buscando a tão desejada vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A expectativa é que a delegação brasileira alcance números expressivos na competição.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






