Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Jornalista diz que Mynd8 comanda ‘máfia digital’ e expõe ‘modus operandi’ da empresa; confira

Um dos projetos mais comentados da Mynd8 é a Banca Digital, que reúne várias páginas de fofocas e notícias de entretenimento.

Por Natan AMPOST

04/01/2024 às 17:37

A Mynd8 é conhecida como a maior agência de influência do Brasil, mas recentemente tem recebido críticas por suas práticas controversas. O jornalista Rodrigo da Silva, do site Spotniks, levantou algumas polêmicas envolvendo a empresa e disse que ela comanda uma “máfia digital”.

Um dos projetos mais comentados da Mynd8 é a Banca Digital, lançada em 2020. Essa iniciativa reúne várias páginas de fofocas e notícias de entretenimento, com o objetivo de atrair um grande público para suas postagens. No entanto, segundo Rodrigo da Silva, a Banca Digital está envolvida em casos de difamação e desinformação.

Um dos casos mais emblemáticos envolvendo a Banca Digital foi o da página Choquei, que atualmente não é mais associada. Essa página espalhou difamação sobre Jéssica Canedo, que acabou cometendo suicídio em dezembro de 2023. A página Garotx de Blog, que faz parte do casting da Mynd8, foi responsável pelo início das publicações sobre o caso Jéssica. Além disso, outros perfis como Alfinetei e Fuxiquei também são associados a casos de desinformação.

PUBLICIDADE

Banca Digital: independência dos perfis

Apesar das acusações, a Banca Digital nega qualquer interferência nos perfis associados. Segundo a empresa, cada perfil é independente e possui um dono e uma equipe própria. A empresa alega não existir qualquer integração ou interferência entre os diferentes perfis. Essa alegação ainda é alvo de questionamentos e debates.

Cabeça da banca

Uma das figuras centrais envolvidas com a Banca Digital é Murilo Henare, fundador e CEO da empresa. Ele também é sócio de Fatima Pissarra no BuzzFeed Brasil. Além disso, Henare ocupa o cargo de chief marketing officer (CMO) da Billboard Brasil, uma marca que foi adquirida pela Mynd8.

A importância da Banca Digital na cena digital brasileira é inegável. De acordo com Rodrigo da Silva, sete em cada dez usuários ativos no Brasil seguem ao menos um perfil agenciado pela Banca Digital. Essa estatística demonstra a grande influência que a empresa exerce nas redes sociais e no comportamento dos usuários.

“A Banca Digital faz parte de uma indústria bilionária que atende a um punhado de publicitários descolados de grandes centros urbanos, marcas que fingem se importar com as maiores questões da humanidade e influenciadores artificiais. Essa é uma indústria solidificada na manipulação do gosto popular e no impulsionamento de músicos que não sabem ler música, atores que não interpretam e humoristas que não sabem fazer rir. Tudo isso sob o ar blasé de gente que jura querer mudar o mundo estimulando o que há de mais superficial nos relacionamentos humanos”, escreveu Rodrigo.

PUBLICIDADE

Lucro milionário

Além de sua influência, a Banca Digital também tem sido um negócio extremamente lucrativo. Nos primeiros dez meses de existência, a empresa faturou impressionantes R$ 15 milhões. No ano seguinte, esse valor foi ainda maior, chegando a R$ 38 milhões. Parte significativa desse dinheiro vem de anunciantes de peso, como Amazon, Ambev, Heinz e Mercado Livre.

“Boa parte de quem faz o PIB brasileiro anuncia com a Mynd: Coca-Cola, Claro, Sony, Ambev, Ifood, L’Oreal, Casas Bahia, P&G, Avon, Natura, Mercado Livre, Unilever, Rexona, Nissin, Lacoste, O Boticário, Itaú, Hering, Bradesco, XP, Latam, Vivara, Pic Pay, Amstel, Pernambucanas, Colgate, Gol, Trident, Niely, Closeup, Americanas, Nescau, Mastercard, Pizza Hut, Globo, Netshoes. Mas uma parcela dessas marcas também patrocina uma indústria especializada em difamação, invasão de privacidade e desinformação – inclusive política – escondida sob o cartaz hipócrita da diversidade”, disse Rodrigo.

Banca Digital contrata assessora pra limpar imagem

Após as acusações de desinformação, a Banca Digital viu a necessidade de melhorar sua imagem e anunciou a contratação de Vanessa Campos, uma profissional com experiência em comunicação política. Campos foi assessora de comunicação e editora-chefe do site oficial da campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2014. Essa contratação levanta dúvidas sobre a estratégia de comunicação da empresa e suas intenções futuras.

Veja postagem:

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Tecnologia

Como os detentores de criptomoedas podem usar a SHRMiner para explorar mais oportunidades de renda e alcançar facilmente um crescimento diário de 4% em seus ativos digitais

SHRMiner amplia plataforma de mineração em nuvem com IA e promete renda passiva para investidores em criptomoedas.

há 9 minutos

Polícia

PRF apreende mais de 1 tonelada de drogas escondida em fundo falso de caminhão na BR-364

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

há 8 horas

Política

David Almeida rebate acusação de Marcos Rotta: “Não tem punhalada; o Avante não tem candidato ao Senado”

Candidato ao Governo do Amazonas afirma que Avante não tem candidato ao Senado e diz que apoio a Braga partiu do prefeito de Manaus.

há 9 horas

Manaus

Justiça manda monitorar com tornozeleira homem investigado por perseguir estudante em Manaus

Investigado por stalking está proibido de se aproximar da jovem, de familiares e testemunhas.

há 9 horas