A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

TSE propõe regras sobre fake news e uso de inteligência artificial nas eleições de 2024

Foram publicadas minutas das resoluções que guiarão as eleições de 2024.

04/01/2024 às 18:51

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nesta quinta-feira, 4, as minutas das resoluções que guiarão as eleições de 2024. Entre as propostas, que serão submetidas a audiências públicas no final de janeiro, a Corte prevê regras para o uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral e para a transmissão de lives eleitorais dentro da residência oficial de chefes do Executivo.

PUBLICIDADE

De acordo com o texto proposto, o uso de qualquer conteúdo fabricado ou manipulado na propaganda eleitoral deve ser identificado por “informação explícita e destacada”, além de informar o tipo de tecnologia empregada. Em caso de descumprimento, a pena aplicada pode ser de dois meses a um ano de prisão ou pagamento de multa.

Em caso de veiculação de fake news sobre as eleições na propaganda eleitoral, a minuta prevê que os juízes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) deverão respeitar as decisões do TSE sobre o tema e remover os conteúdos idênticos aos que já tenham sido excluídos por determinação da Corte eleitoral.

Em relação ao uso de residência oficial do chefe do Executivo para transmissão de lives eleitorais, a minuta abrange decisão tomada pelo TSE durante o julgamento de uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em outubro. Na ocasião, os ministros definiram que a live pode ser transmitida se o ambiente for neutro e não houver emprego de materiais e serviços públicos, entre outros parâmetros.

A relatora da consulta pública é a ministra Cármen Lúcia. O texto final será fechado após a realização das audiências públicas.

Audiências públicas

A primeira audiência, marcada para o dia 23 de janeiro, vai discutir resoluções a respeito de pesquisas eleitorais e fiscalização dos sistemas da urna. O dia 24 será reservado para debates sobre o registro de candidatura, o fundo eleitoral e prestação de contas. No último dia, em 25 de janeiro, os temas serão propaganda e ilícitos eleitorais.

O formulário para receber sugestões de ajustes e inscrições de quem quiser falar durante as audiências foi aberto hoje e ficará disponível até o dia 19 de janeiro no portal do TSE. Qualquer pessoa, instituição, partido político e associação profissional ou acadêmica pode contribuir.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

PL da Misoginia: Câmara aprova urgência e reacende debate sobre efeitos da nova lei

Texto pode ser votado diretamente no plenário e prevê penas mais severas para crimes motivados por ódio ou aversão contra mulheres.

há 13 minutos

Manaus

Carreta tomba após colisão com dois carros na avenida das Torres e mobiliza equipes de resgate em Manaus

Corpo de Bombeiros atua no resgate das vítimas e trânsito ficou comprometido na região.

há 22 minutos

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto que equipara misoginia ao racismo

Proposta pode acelerar punições contra discriminação e violência motivadas pela condição de mulher.

há 51 minutos

Polícia

Mulher é agredida pelo ex-companheiro e morador que tentou ajudar também é atacado em Novo Aripuanã

Segundo informações preliminares, suspeito teria utilizado uma motocicleta para atingir a vítima.

há 1 hora

Amazonas

MPF pede condenação de policial civil do Amazonas por contrabando de testosterona e sildenafila em Tabatinga

Recurso questiona absolvição baseada no princípio da insignificância após apreensão de medicamentos estrangeiros sem registro.

há 1 hora