A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Paralisação de servidores do Ibama e ICMBio ameaça atividades na área Yanomami

Eles reivindicam, entre outras coisas, reestruturação das carreiras, gratificação para os servidores que atuam em situações arriscadas e indenização para quem trabalha em áreas remotas.

11/01/2024 às 16:21 - Atualizado em 11/01/2024 às 16:22

Foto: Agência Brasil

As atividades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na terra indígena Yanomami e em outras áreas florestais do País correm o risco de serem paralisadas nas próximas semanas. Isso porque servidores do instituto que trabalham em campo iniciaram uma paralização este mês e não há previsão para encerrar. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) comunicou que a reestruturação dos servidores é uma prioridade e que mantém negociações desde o ano passado.

Além da paralisação dos servidores do Ibama, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também aderiram ao movimento. Eles reivindicam, entre outras coisas, reestruturação das carreiras, gratificação para os servidores que atuam em situações arriscadas e indenização para quem trabalha em áreas remotas.

PUBLICIDADE

“É importante destacar que os servidores da área ambiental estão mobilizados há muitos anos. Desde 2016 a reivindicação sobre reestruturação de carreiras e outras pautas estão colocadas à mesa”, afirma Cleberson Zavaski, que é presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema).

Zavaski menciona que, durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, não havia sequer espaço para negociações. Com a chegada do governo Lula, foram iniciadas conversas para debater o tema, mas os servidores consideram que há pouco progresso e demora nas respostas do governo federal.

No ano passado, eles interromperam as atividades em dois momentos e, em dezembro, anunciaram que começariam 2024 com uma paralização nas atividades.

O dirigente da Ascema ressalta que a paralisação atinge apenas os servidores de campo, e que por isso os efeitos na fiscalização passarão a ser percebidos ao longo das próximas semanas.

PUBLICIDADE

Isso ocorre porque as atividades dependem do recrutamento de servidores, com emissão de passagens e diárias. Portanto, quem está atualmente no campo são os funcionários selecionados ainda no mês passado, quando a paralização não tinha começado. O impacto será visto quando houver mudanças nas equipes.

Sobre o território indígena Yanomami, Zavaski afirma que a paralisação já tem impacto. “A questão lá é bem complexa, porque envolve diversas áreas do governo, forças policiais, Exército, Aeronáutica, que vão além da fiscalização ambiental. Fato é que, desde dezembro, o recrutamento do Ibama para renovação e ampliação das equipes naquele território sofreu drasticamente com a não adesão das equipes para irem a campo. Então, a operação de fiscalização e proteção ambiental no território Yanomami já foi afetada por essa paralisação das atividades de campo”, declarou.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente informou “é prioridade para o MMA a reestruturação das carreiras ambientais”, e que desde o ano passado “retomou o diálogo com servidoras e servidores e restabeleceu instâncias de negociação, em reconhecimento à importância da valorização profissional e da inequívoca necessidade de reestruturação das carreiras do MMA e de suas vinculadas”.

Ainda segundo o ministério, uma Mesa Setorial de Negociação Permanente foi instalada em maio de 2023 como forma de preparação para a Mesa Nacional de Negociação. Em outubro do ano passado, ocorreu uma primeira etapa da negociação, e uma nova reunião está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro.

O Ibama ainda não se manifestou.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Homem que teve braço esmagado por ônibus está em estado grave em hospital de Manaus

Vítima ainda não identificada foi socorrida em estado de urgência no Terminal de Integração do bairro Ouro Verde; causas do acidente serão investigadas.

há 17 minutos

Manaus

Homem tem braço esmagado após ser atropelado por ônibus em terminal da Zona Leste de Manaus

Vítima foi socorrida em estado grave após acidente no ponto de integração do bairro Ouro Verde; causas ainda serão investigadas.

há 23 minutos

Brasil

Motorista embriagado vindo na contramão é preso após atropelar policial e filha autista

Investigação apontou novos elementos que levaram à prisão preventiva do suspeito. Caso passou a ser tratado como tentativa de homicídio com dolo eventual.

há 31 minutos

Brasil

Moraes dá 48 horas para PGR e defesa se manifestarem sobre arma registrada em nome de Bolsonaro

Ministro do STF aguarda novos pareceres antes de decidir se o ex-presidente continuará em prisão domiciliar ou poderá retornar ao regime fechado.

há 35 minutos

Manaus

Prefeito diz que negociações avançam e demonstra confiança para evitar greve dos rodoviários em Manaus

Renato Junior afirmou que já iniciou diálogo com representantes da categoria e do setor empresarial e acredita em um acordo antes da paralisação prevista para o dia 7 de julho.

há 54 minutos