A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

O desastre do saneamento básico em Manaus

Por Natan AMPOST

24/03/2017 às 15:26 - Atualizado em 24/03/2017 às 15:48

Figurar entre as três capitais do norte, com os piores índices de saneamento básico remete Manaus ao patamar de cidades em guerra. Conforme dados mais recentes do relatório produzido pelo Trata Brasil e GO Associados, apenas 9,9% da nossa população têm acesso à coleta e tratamento de esgoto, o que é humilhante e desrespeitoso.

PUBLICIDADE

É certo que os reflexos da falta de atenção dos agentes públicos ao setor, considerado essencial à sobrevivência humana, são desastrosos o que deixa nossa população, em especial a mais carente, a mercê de doenças que se não forem combatidas podem levar a morte.

Os anos passam e a população já prejudicada pelos males sociais e econômicos, paga pelo descaso, que surge de interesses corruptos de quem possui a obrigação de investir o dinheiro público, naquilo que realmente interessa.

Constatar que mantemos esse status negativo e degradante há praticamente uma década, deixa explícito que não tivemos qualquer avanço que possa ser considerado significativo.

Sabemos que a negligência ao setor, custa caro não só aos cofres públicos, que precisam aplicar mais verbas na saúde, mas vai além, causando transtornos ambientais sérios, como a poluição da nossa vegetação e mananciais hídricos.

No mês em que comemoramos o dia mundial da água, precisamos estar conscientes dos nossos deveres e direitos. Ao mesmo tempo em que temos que cobrar uma resposta efetiva do Estado e Município, precisamos estar cientes de que somos agentes multiplicadores, e que devemos fazer o nosso papel, evitando a destinação incorreta de lixo e desperdício de água.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Renato Junior anuncia convocação de mais 90 aprovados da Semsa durante entrega de unidade de saúde em Manaus

Novos servidores devem reforçar equipes da rede municipal de saúde e atuar em unidades que passam por reforma e ampliação na capital

há 29 minutos

Mundo

Paraense chora e pede perdão da mãe após ser capturado por soldados russos na guerra da Ucrânia; veja vídeo

Jovem paraense afirma que foi enganado e enviado para a linha de frente do conflito.

há 34 minutos

Manaus

Gestão em alta: aprovação de Renato Junior chega a 66% e consolida início promissor à frente da Prefeitura de Manaus

Levantamento indica avaliação positiva da gestão marcada por presença nos bairros, obras de infraestrutura e contato direto com a população.

há 46 minutos

Manaus

Cobra de mais de dois metros é resgatada ao tentar atravessar avenida na Zona Sul de Manaus

Serpente foi encontrada na Avenida Solimões, no bairro Japiim, e acabou devolvida à natureza após ação da Polícia Militar

há 1 hora

Amazonas

Eduardo Braga se irrita após ser cobrado e entra em bate-boca no interior do Amazonas: “não fez porr* nenhuma”

Após a discussão, o prefeito do município pediu desculpas pela baixaria do senador.

há 1 hora