Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Malária: estudo vai avaliar ferramentas de controle da doença em Coari

Na oportunidade, FVS-RCP alinhou estratégias de vigilância no município.

Por Hugo Guimarães

18/01/2024 às 15:37

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Um estudo irá avaliar as ferramentas de controle de malária em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A iniciativa é uma ação conjunta da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas; do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Secretaria Municipal de Saúde de Coari. Durante a visita técnica, até esta quinta-feira (18/01), a FVS-RCP aproveitou a oportunidade para alinhar estratégias de monitoramento na cidade.

PUBLICIDADE

Coari foi escolhido para participar da iniciativa por já sediar, desde 2021, coordenação para avaliação de estratégias de controle vetorial da malária. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as avaliações regulares são cruciais e fazem parte do processo de aprimoramento das medidas de controle de doenças no sistema de saúde pública.

“O Amazonas tem avançado no diagnóstico e tratamento de malária, por meio de testes rápidos para comunidades distantes e a implementação da tafenoquina, que é um grande projeto para cura radical da malária do tipo vivax no país. Fortalecemos também as ações de controle vetorial. Para isso, é importante que as ferramentas sejam constantemente estudadas para que se possa avançar em todas as frentes”, destaca Tatyana.

As novas estratégias envolvem residências experimentais para avaliar o impacto de novas intervenções de controle da malária na população de campo. Essa abordagem auxilia no controle da malária, reforçando o Programa de Eliminação da Malária no estado, conforme informa o pesquisador José Bento Pereira Lima, do IOC/Fiocruz.

“Pela primeira vez, haverá no Brasil, a possibilidade de ter essas seis casas experimentais. É um projeto contínuo que traz contribuição para o Ministério da Saúde, para eliminar a malária a partir de experiências diretamente do campo”, disse José Bento.

O secretário-executivo adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Coari, Arteme Araújo de Souza, disse que sediar o projeto é importante para o município. “Que essa iniciativa possa vir levar, ao Ministério da Saúde, a aderir esse projeto nos demais municípios do país. Para nós, enquanto município, é super importante participar do desenvolvimento dessa estratégia em pesquisa”, afirmou.

PUBLICIDADE

Estratégias na vigilância em saúde

Durante a visita técnica em Coari, a FVS-RCP alinhou estratégias de vigilância em saúde no município. A equipe da Fundação na ocasião foi formada pela diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim; o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), Elder Figueira; e a gerente de Doenças de Transmissão Vetorial no DVA, Myrna Barata; e o subgerente de Entomologia no DVA, Ronildo Baiatone.

No município, a equipe da FVS-RCP reuniu com o Departamento de Vigilância em Saúde de Coari para alinhar ações futuras em parcerias. Dentre as pautas estão: implantação de vigilância hospitalar, aprimoramento das ações do Núcleo de Educação em Saúde, avanço e alinhamento das ações de zoonoses, além de compartilhamento de dados do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) para o Departamento de Vigilância em Saúde do município.

A programação também incluiu visita técnica no Instituto de Medicina Tropical de Coari e à Unidade Básica de Saúde Fluvial de Coari.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena: confira as dezenas sorteadas no concurso que paga R$ 85 milhões

Caixa Econômica Federal realizou o sorteio na noite desta quinta-feira (30).

há 39 minutos

Manaus

DJ argentino Diego Sosa fará apresentação exclusiva em Manaus

Artista reconhecido na cena internacional do Tech House será a principal atração da House in the Mix, na Rox Club Lounge, em Manaus.

há 40 minutos

Brasil

Mendonça autoriza investigação sobre Lulinha após pedido da PF por suspeitas de corrupção e tráfico de influência

Ministro do STF deu aval para novo inquérito que apura suposta atuação de Fábio Luís Lula da Silva em negociações envolvendo cannabis.

há 41 minutos

Fiscaliza Parlamento

Vereador Rosinaldo Bual já recebeu R$ 234 mil em salários desde que foi preso por suspeita de rachadinha

Transparência da CMM mostra que vereador afastado por decisão judicial continuou recebendo entre outubro de 2025 e junho de 2026.

há 52 minutos

Amazonas

MP denuncia pai e meio-irmão por homicídio e ocultação de cadáver em Manicoré

Segundo o Ministério Público do Amazonas, vítima foi morta durante viagem em uma balsa de garimpo.

há 1 hora