Guerra

Guerra


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Avião militar que levava mais de 60 prisioneiros ucranianos cai na Rússia

Aeronave transportava prisioneiros de guerra ucranianos para serem trocados por prisioneiros russos, segundo Ministério da Defesa.

Por Hugo Guimarães

24/01/2024 às 09:20

Reuters

Um avião militar russo, modelo IL-76, caiu na região da fronteira com a Ucrânia, em Belgorod, nesta quarta-feira (24), deixando autoridades e veículos de notícias em meio a relatos conflitantes sobre a natureza do incidente.

PUBLICIDADE

As agências de notícias russas, citando o Ministério da Defesa, relataram que a aeronave transportava 65 militares ucranianos, direcionados para Belgorod em uma missão de troca de prisioneiros. Infelizmente, o governador de Belgorod confirmou que todos os 74 ocupantes do avião, incluindo seis tripulantes e três guardas, perderam a vida no acidente.

Contrapondo essa versão, fontes ucranianas afirmaram que o IL-76 estava carregando mísseis destinados ao sistema de defesa aérea S-300. A CNN não conseguiu verificar de forma independente nenhuma das alegações.

O presidente do Comitê de Defesa do Parlamento russo, Andrey Kartapolov, alegou que um segundo avião militar, também um IL-76, transportava mais 80 prisioneiros de guerra e foi desviado. Ele adicionou que “a liderança ucraniana estava bem ciente da troca iminente e foi informada sobre como os prisioneiros seriam entregues. Mas o avião IL-76 foi abatido por três mísseis.”

A CNN buscou comentários do governo ucraniano sobre as acusações russas de que a Ucrânia teria derrubado o avião, mas não recebeu resposta até o momento.

O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, confirmou que a causa do acidente está sendo investigada. O local da queda, aproximadamente 5 a 6 quilômetros da vila de Yablonovo, foi isolado, com as autoridades locais e serviços operacionais conduzindo investigações sobre o trágico evento. O clérigo local, Rev. Georgy, assegurou que a queda não causou danos à aldeia, ocorrendo em um campo fora de áreas habitadas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Buscas por Rômulo chegam ao terceiro dia após adolescente desaparecer em rio de Barreirinha

Estudante de 12 anos desapareceu nas águas do Paraná do Ramos durante uma atividade escolar.

há 12 minutos

Brasil

“Me conta como era no seu tempo?”: ouvir causos dos avós é exercício poderoso para o cérebro e remédio contra a solidão

No Dia dos Avós, geriatra da Hapvida explica que relembrar histórias de vida estimula diferentes áreas do cérebro, fortalece vínculos familiares e ajuda a combater o isolamento.

há 40 minutos

Amazonas

Incêndio de grandes proporções atinge prédio no Centro de Tefé neste sábado (25)

Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas e evitar que o fogo atingisse imóveis próximos.

há 49 minutos

Manaus

Amanhecer Manaus reúne multidão na Ponta Negra neste domingo (26)

Segunda edição do movimento cristão começou às 4h com louvor, oração e mensagens de fé.

há 1 hora

Manaus

Adolescente de 16 anos morre após acidente na Estrada da Cidade Universitária, em Manaus

Richard Gomes da Silva estava internado desde o acidente ocorrido na madrugada do dia 20 de julho e morreu na sexta-feira (24).

há 2 horas