A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Inscrições para o Sisu terminam amanhã

Resultado final do exame deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro.

24/01/2024 às 10:40

MEC

Foto: Reprodução

Os estudantes que desejam concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até as 23h59 desta quinta-feira (25) para realizar suas inscrições. Desde terça-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a consulta da classificação por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, informando a nota de corte parcial por escolha de curso.

PUBLICIDADE

Os candidatos, exceto os treineiros, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu, optando por concorrer a vagas em até dois cursos. A classificação é automática, baseada na média da nota do Enem, considerando as vagas disponibilizadas por universidades e institutos federais.

Durante esse período de inscrições, os candidatos têm a possibilidade de alterar suas opções de curso, e a nota de corte varia de acordo com as classificações. A nota de corte representa a pontuação do último classificado no total de vagas oferecidas para cada curso, e essa pontuação pode mudar conforme novas inscrições são realizadas.

A classificação também segue as políticas de reserva de vagas, conforme a nova Lei de Cotas e as ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino, beneficiando candidatos elegíveis que não obtiveram classificação nas vagas de ampla concorrência.

Até o momento, mais de 1 milhão de pessoas já se inscreveram, ocupando mais de 2 milhões de classificações. Neste ano, o Sisu conta com a participação de 2.2 milhões de estudantes, ofertando 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

O resultado final do Sisu será divulgado em 30 de janeiro, contemplando vagas para cursos com início previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Nessa data, também se inicia o período de manifestação de interesse pela lista de espera, destinado a candidatos não classificados, até 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo do ano.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 6 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 7 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 7 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 8 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 8 horas