Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios do Amazonas

Anúncio das cidades contempladas foi feito pelo Ministério da Saúde.

Por Hugo Guimarães

26/01/2024 às 08:30

Divulgação/FVS-RCP

Notícia do Amazonas – Nesta quinta-feira (25/01), o Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios do Amazonas, como parte de uma iniciativa para reforçar as medidas de prevenção e controle da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A previsão é que as vacinas comecem a ser aplicadas a partir de fevereiro.

PUBLICIDADE

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, aguarda a confirmação da data para o recebimento da remessa de imunizantes, assim como a quantidade a ser enviada.

“A vacina é uma ferramenta estratégica no combate à dengue. Assim que as doses forem recebidas, serão distribuídas aos municípios conforme o agendamento realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde”, enfatizou Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Os municípios contemplados com a vacinação contra a dengue no Amazonas incluem Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea. Essas áreas compreendem a região de Manaus, entorno e Alto Rio Negro, identificadas pela equipe do Ministério da Saúde como prioritárias para a vacinação.

A vacinação será direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com um esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Prevenção e monitoramento

Em 2022, o Amazonas registrou 11.641 casos de dengue, enquanto em 2023 foram contabilizados 16.930 casos. Até o dia 25 de janeiro de 2024, foram registrados 4.469 casos da doença no estado. A FVS-RCP continua enfatizando a importância das medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e outras arboviroses, através da eliminação de água parada.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Justiça condena três homens por assassinato de “Sapinho” em Manacapuru

Crime ocorreu em 2021 e, segundo o Ministério Público, a vítima foi atingida por pelo menos 18 disparos de arma de fogo.

há 9 minutos

Amazonas

Caso Chibatão, sobre disputa por herança bilionária de Passarão, trava no MP e terceiro promotor abandona análise de investigação

Promotor ficará responsável por analisar os autos e decidir sobre um eventual oferecimento de denúncia.

há 21 minutos

Amazonas

Incêndio atinge subestação de loja no Centro de Parintins e mobiliza bombeiros

Fogo ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) na Rua João Meireles.

há 39 minutos

Mundo

Milei assina decreto para barrar e expulsar estrangeiros por discurso de ódio contra argentinos

Nova medida permite impedir a entrada ou expulsar estrangeiros que promovam discriminaçãoes à nacionalidade argentina.

há 39 minutos

Manaus

Águas de Manaus tem multa de R$ 313 mil mantida por falhas em obras de esgotamento sanitário

Conselho Municipal rejeitou recurso da concessionária e confirmou penalidade aplicada pela Ageman por irregularidades em obras.

há 1 hora