Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Roberto Cidade incentiva contratação de mães solo por meio de Projeto de Lei

A proposta visa incentivar a autonomia financeira das mães chefes de família por meio da inserção delas no mercado de trabalho.

Por Hugo Guimarães

29/01/2024 às 15:18

Foto: Assessoria de Comunicação

Após tramitar por todas as comissões técnicas do Poder Legislativo, está prestes a entrar na pauta de votação o Projeto de Lei (PL) nº 398/2023, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que dispõe sobre a implementação do Programa de Incentivo ao Emprego às Mães Solo. A proposta visa incentivar a autonomia financeira das mães chefes de família por meio da inserção delas no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

“Criar e formar um cidadão são tarefas desafiadoras e complexas, e quando é exercida sem auxílio, se torna ainda mais difícil. Nosso projeto tem o intuito de incentivar para que essa mãe solo ganhe autonomia financeira, por meio da inserção no mercado de trabalho e, assim ganhe em qualidade de vida, tendo meios de se manter e manter seus filhos financeiramente. A empregabilidade é uma questão que precisa ser motivada para que essa mãe tenha mais tranquilidade no nível familiar”, disse.

A proposta é voltada à mulher provedora de família monoparental registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com dependentes de até 18 (dezoito) anos de idade.

Segundo as diretrizes do programa, ele pretende mobilizar empresas e estabelecimentos comerciais a disponibilizarem vagas de emprego, e/ou estabelecerem relações comerciais e de serviços com as mães solo. Prevê ainda, além da inserção de mãe solo no mercado de trabalho, combater a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

“Tenho certeza de que todos ganham. Tanto as mães, quanto as empresas. As mulheres são comprometidas, realizam suas atividades com afinco. As empresas que aderirem ao projeto, que contribuírem na geração de emprego e renda para as mães solo ganharão o selo ‘Empresa Amiga da Mãe Solo’. É uma forma que encontramos para reconhecer essa importante contribuição com a sociedade”, falou.

PUBLICIDADE

Entende-se como mãe solo todas as mulheres responsáveis integralmente pela criação e educação de uma criança, tanto nas questões financeiras, quanto na dedicação do tempo.

Região Norte lidera número de pais ausentes

Conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil foram registradas, em 2023, no Brasil, 160.658 certidões de nascimento em que consta apenas o nome da mãe. Esse número se refere ao período de 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2023 e inclui todas as regiões do Brasil.

Esses documentos são chamados de certidões com pai ausente e seu número cresceu de 2022 para 2023: no mesmo período de 2022, foram 150.948 certidões.

Das 2.358.947 crianças registradas no Brasil até 1º de dezembro, as 160.658 com registro de pai ausente representam 6,32% dos nascimentos. A região com maior percentual de pais ausentes é a Norte, com 10%.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Governo Lula bate recorde e soma R$ 1,6 trilhão de arrecadação no primeiro semestre de 2026

Receita Federal registra maior arrecadação da história para o período e também para o mês de junho, impulsionada por tributos sobre renda.

há 5 minutos

Capturado pela polícia

Homem acusado de matar a própria mãe por causa de celular é preso novamente em Manaus

Carlos André de Souza, conhecido como “Catuaba”, era considerado foragido e foi localizado na Zona Leste da capital após meses sendo procurado pela Polícia Civil.

há 28 minutos

Caso chama atenção

Mulher nua pilota moto em fuga após jogar a própria filha dentro de rio

Segundo relatos, ela faz tratamento para um transtorno mental e estaria em surto no momento em que foi vista circulando pelas ruas de Itaituba, no Pará.

há 55 minutos

Polícia

Homem que matou a própria mãe a facadas após discussão por celular é preso novamente em Manaus

Carlos havia confessado o feminicídio da mãe em 2025 e sido solto pela Justiça; mandado de prisão preventiva expedido pela DEHS garantiu sua recondução à cadeia.

há 1 hora

Crise na Bolívia

Ex-presidente Evo Morales passa a ser acusado de terrorismo e tem nova ordem de prisão emitida na Bolívia

Ministério Público afirma que o ex-presidente incentivou bloqueios de rodovias que deixaram mortos, provocaram desabastecimento e causaram prejuízo bilionário ao país; Morales nega as acusações.

há 1 hora