Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MPAM denuncia prefeito e ex-prefeito de Humaitá por improbidade administrativa

Contrato de contabilidade renovado anualmente sem licitação e com aditivos irregulares gera ajuizamento de ações contra Prefeito, ex-prefeito e empresário em Humaitá.

Por Natan AMPOST

29/01/2024 às 16:38

Notícias do Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) propôs no último dia 19 de janeiro duas ações civis públicas por improbidade administrativa relacionadas à contratação da empresa DMK Serviços de Contabilidade pela Prefeitura de Humaitá. O contrato, que teve início em 2017, foi renovado anualmente, sem a devida licitação e sem apresentação de justificativas, o que vai contra as normas legais de contratação pública.

PUBLICIDADE

A iniciativa das ações partiu do Promotor de Justiça Weslei Machado, com base no Inquérito Civil nº 162.2021.000011. Durante as investigações, foram identificadas não apenas a renovação irregular do contrato, mas também alterações nos valores contratuais sem observar os critérios legais estabelecidos. Além disso, foi constatado o pagamento de serviços que não foram licitados e nem mesmo contratados.

Os principais envolvidos nas ações são o atual prefeito de Humaitá, Cidenei Lobo do Nascimento, o ex-prefeito Herivaneo Vieira de Oliveira e o empresário Dilson Kovalski, da DMK Serviços de Contabilidade. O MPAM busca a condenação com base nos incisos II e III do artigo 12 da Lei nº 8.429/92, que trata dos atos de improbidade administrativa.

De acordo com o Ministério Público, há elementos que indicam a atuação dolosa dos envolvidos, ou seja, a ação intencional para a execução e pagamento de serviços que não passaram pelo processo licitatório. Essas práticas vão de encontro à imparcialidade e à competição que devem ser estabelecidas por lei nesse tipo de contratação.

Diante dessas irregularidades, o MPAM está empenhado em garantir a responsabilização dos envolvidos, além de buscar a reparação dos danos causados aos cofres públicos. O objetivo é promover a transparência e a legalidade nas contratações e evitar que casos de improbidade administrativa continuem ocorrendo. O processo seguirá seu curso na Justiça, onde será analisado e julgado de acordo com os trâmites legais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Governo Lula bate recorde e soma R$ 1,6 trilhão de arrecadação no primeiro semestre de 2026

Receita Federal registra maior arrecadação da história para o período e também para o mês de junho, impulsionada por tributos sobre renda.

há 4 minutos

Capturado pela polícia

Homem acusado de matar a própria mãe por causa de celular é preso novamente em Manaus

Carlos André de Souza, conhecido como “Catuaba”, era considerado foragido e foi localizado na Zona Leste da capital após meses sendo procurado pela Polícia Civil.

há 27 minutos

Caso chama atenção

Mulher nua pilota moto em fuga após jogar a própria filha dentro de rio

Segundo relatos, ela faz tratamento para um transtorno mental e estaria em surto no momento em que foi vista circulando pelas ruas de Itaituba, no Pará.

há 55 minutos

Polícia

Homem que matou a própria mãe a facadas após discussão por celular é preso novamente em Manaus

Carlos havia confessado o feminicídio da mãe em 2025 e sido solto pela Justiça; mandado de prisão preventiva expedido pela DEHS garantiu sua recondução à cadeia.

há 1 hora

Crise na Bolívia

Ex-presidente Evo Morales passa a ser acusado de terrorismo e tem nova ordem de prisão emitida na Bolívia

Ministério Público afirma que o ex-presidente incentivou bloqueios de rodovias que deixaram mortos, provocaram desabastecimento e causaram prejuízo bilionário ao país; Morales nega as acusações.

há 1 hora