A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Eduardo Bolsonaro diz que operação contra irmão é ‘ilegal’, ‘imoral’ e acusa PF de excessos

Segundo o parlamentar, o mandado de busca e apreensão é considerado “genérico” e tinha como alvo todos os membros do clã Bolsonaro.

29/01/2024 às 19:33

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) afirmou na tarde desta segunda-feira, 29, que a ordem judicial que autorizou a operação da Polícia Federal (PF) contra o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) é “ilegal” e “imoral”.

PUBLICIDADE

Segundo o parlamentar, o mandado de busca e apreensão, emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é considerado “genérico” e tinha como alvo todos os membros do clã Bolsonaro presentes na casa de férias em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense.

Pelo X, Eduardo diz que o mandado foi assinado por Moraes nesta segunda, pouco antes da operação, e que o objetivo seria atingir, além de Carlos Bolsonaro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os irmãos do vereador carioca.

“O mandado de apreensão era datado de hoje, 29/JAN. Ou seja, durante o recesso, logo após a super live que pela 1º vez reuniu Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e eu, Alexandre de Moraes escreveu os mandados. Tudo confeccionado entre meia-noite e 06:00h de hoje. Ao que tudo indica, para que todos fossem objeto de busca com base em investigação direcionado ao Carlos”, afirmou. A publicação foi compartilhada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na rede social. Carlos ainda não se pronunciou.

Eduardo também destacou que os agentes consideraram apreender os celulares dele, do pai e de Flávio Bolsonaro, mesmo não sendo alvos da operação.

PUBLICIDADE

“Esse estado de coisas não pode permanecer, não pode uma ordem judicial ter uma ampliação dessa forma. Isso é ato ilegal, além de imoral”, afirmou.

Carlos Bolsonaro está em Angra dos Reis com o pai e dois irmãos. O clã realizou uma live no domingo, 28, para lançar um programa de formação para candidatos a vereador e intensificar a polarização com o PT nas eleições municipais deste ano.

A operação é um desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, que vasculhou 21 endereços no último dia 25. O principal alvo da ofensiva foi o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na gestão Bolsonaro e hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A investigação se debruça sobre a suspeita de que a Abin teria sido usada ilegalmente para atender a interesses políticos e pessoais do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua família.

A Operação Vigilância aproximada, por sua vez, é uma continuação da Operação Última Milha, que, em outubro de 2023, chegou a prender servidores da Abin que usaram indevidamente o sistema de geolocalização de celulares do órgão para coerção. Na época, o Estadão destacou como a ofensiva alertou o vereador Carlos Bolsonaro, que hoje é alvo de buscas.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Lula diz que disputará reeleição para “garantir a democracia”  

Presidente afirmou, em discurso no Paraguai, que pretende buscar um novo mandato e defendeu o fortalecimento do Mercosul independentemente de quem vença as eleições.

há 5 minutos

Brasil

Governo encerra subsídio de R$ 0,35 no diesel; medida entra em vigor nesta quarta (1º)

Equipe econômica afirma que fim do benefício não deve elevar o preço nas bombas.

há 13 minutos

Mundo

Novo terremoto de magnitude 6,0 atinge a costa do México nesta terça-feira (30)

Desembargador considerou que a liberdade do investigado colocava em risco testemunhas, a ordem pública e o andamento da ação penal.

há 17 minutos

Polícia

Irmão de réu agride testemunha e Justiça manda acusado de homicídio voltar para a prisão no Amazonas

Desembargador considerou que a liberdade do investigado colocava em risco testemunhas, a ordem pública e o andamento da ação penal.

há 20 minutos

Amazonas

Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua: coordenadora do Crea-AM orienta profissionais sobre votação on-line

Ana Emília destaca que pleito será realizado no dia 3 de julho pela internet e reforça a importância da escolha dos representantes para fortalecer a engenharia, agronomia e geociências no Amazonas.

há 26 minutos