Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputado Silas Câmara vai sair da presidência da bancada evangélica no Congresso Nacional

Nos últimos tempos, a bancada evangélica tem demonstrado um certo descontentamento em relação a Silas.

Por Natan AMPOST

30/01/2024 às 16:39

O deputado federal Silas Câmara, que estava ocupando a presidência da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), deve deixar o cargo no início de fevereiro, após seis meses à frente da bancada evangélica, que conta com 129 deputados federais. Em seu lugar, assumirá o deputado Eli Borges (PL-TO) pelos próximos seis meses. O parlamentar do Amazonas está enfrentando processo que pode cassar seu mandato.

PUBLICIDADE

A decisão de dividir o mandato em quatro partes foi tomada pelo grupo com o objetivo de evitar possíveis rachas na bancada evangélica. Silas iniciou seu mandato em agosto de 2023 e esta é a terceira vez que ele assume a presidência da FPE, uma das maiores bancadas do Congresso Nacional.

No entanto, nos últimos tempos, a bancada evangélica tem demonstrado um certo descontentamento em relação ao deputado Silas Câmara, devido à sua proximidade com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse descontentamento ficou mais evidente com o impasse envolvendo a anulação da isenção tributária concedida a pastores e líderes religiosos.

Os membros da bancada consideram Eli Borges, deputado pelo PL de Tocantins, menos ligado ao governo Lula e, por isso, têm visto com “maus olhos” a aproximação de Silas ao governo petista.

Diante da pressão da bancada, Silas Câmara se pronunciou em agosto de 2023, afirmando que não é amigo do presidente Lula nem da esquerda, mas que é uma pessoa aberta ao diálogo. Durante uma entrevista, o deputado ressaltou que é possível dar ao atual presidente o benefício da dúvida, mas não o considera um “aliado natural”.

A Bancada Evangélica do Congresso Nacional atualmente é composta por 228 parlamentares, sendo 202 deputados federais e 26 senadores. Esses representantes pertencem a 15 partidos diferentes. Dentre os congressistas, apenas 26 podem ser considerados aliados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A divisão do mandato na presidência da Frente Parlamentar Evangélica tem como objetivo evitar rachas internos e garantir a representatividade do grupo. No entanto, o descontentamento em relação a Silas Câmara e sua proximidade com o governo Lula têm gerado tensões dentro da bancada. A bancada evangélica é uma das maiores do Congresso Nacional e, sua posição, representa uma força política relevante nas decisões do país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Rio Negro desacelera ritmo da vazante em Manaus, mas seca preocupa com avanço do El Niño

Nível do rio chegou a 27,15 metros nesta terça-feira (4), após recuar apenas 4 centímetros em 24 horas. Especialistas alertam para estiagem prolongada e risco de queimadas na Amazônia.

há 8 minutos

Eleições 2026

Adjuto Afonso confirma candidatura à reeleição e reforça aliança em convenção com mais de 15 mil pessoas

Deputado estadual teve o nome homologado pela Federação União Progressista durante convenção que também oficializou Roberto Cidade ao Governo do Amazonas e Wilson Lima ao Senado.

há 21 minutos

Amazonas

Cidade lança candidatura com Arena lotada e recado à oposição: “Vou responder com trabalho”

Em convenção com cerca de 15 mil apoiadores, candidato afirmou que fará uma campanha baseada no trabalho, defendeu a continuidade da gestão e evitou entrar em confronto direto com adversários.

há 7 horas

Política

Alberto Neto desconversa ao ser questionado pelo AM POST sobre seu suplente lobista Alessandro Bronze e falta de críticas a Omar Aziz

Em entrevista ao AM POST, candidato ao Senado defendeu a escolha de Alessandro Bronze como suplente e atribuiu a ausência de ataques a Omar Aziz a uma estratégia eleitoral.

há 7 horas

Política

Alfredo Nascimento recebe homenagem de movimentos conservadores durante convenção do PL no Amazonas

Reconhecimento foi entregue pelo fundador do Movimento Conservador Amazonas, Sérgio Kruke, durante a convenção estadual do Partido Liberal em Manaus.

há 8 horas