A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

MPF vai editar recomendação referente à venda de garrafão de água a pedido de vereadores e órgãos de defesa do consumidor

A intenção é que o consumidor tenha seu direito de livre escolha assegurado na hora de comprar o produto.

Por Natan AMPOST

06/04/2017 às 14:49 - Atualizado em 06/04/2017 às 14:51

A atuação dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) quanto à denúncia da compra de garrafões de água mineral das mesmas marcas impressa nos recipientes, exigidos com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os estabelecimentos comerciais, resultou na garantia do Ministério Público Federal (MPF), de que editará uma recomendação para os fabricantes e distribuidores de bebida, no sentido de que o consumidor tenha seu direito de livre escolha assegurado na hora em que ele comprar o produto.

O esclarecimento ficou definido na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec), presidida pelo vereador Álvaro Campelo (PP), na manhã desta quinta-feira (6), na Sala de Comissões, com representantes do MPF, Procon Amazonas, Procon Municipal e Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral do Amazonas, provocada pelo vereador Chico Preto (PMN), que expôs sua preocupação e as denúncias que vem recebendo dos consumidores.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente da Comdec, vereador Álvaro Campelo, é importante também que o consumidor tenha seu direito de livre escolha assegurado ao comprar um garrafão de água mineral, mas sem esquecer que a segurança alimentar nesse sentido é fundamental. “Ficou acordado de que o Ministério Público Federal tomará essas providências para assegurar o direito fundamental do consumidor”, esclareceu ele, ao destacar que a reunião foi exitosa.

“Ficamos extremamente felizes em saber que, por parte do Ministério Público Federal, já existe uma decisão para que o consumidor não fique prejudicado. E o Sindicato das Empresas tomará as medidas necessárias, sempre levando em consideração a segurança alimentar, que é importantíssima”, ressaltou.

A situação veio a público após a assinatura do TAC dos “garrafões de água mineral” com o Sindicato da Indústria de Bebidas sobre a comercialização dos refis de 20 litros, em dezembro passado. Pelo TAC, os estabelecimentos comerciais só podem fazer a troca do refil pela mesma marca impressa no “garrafão” levado pelo cliente.

Durante a reunião, que também contou com a presença dos vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Dante (PSDB), membros da comissão, o assessor da Procuradoria do MPF, Jenner Melo de Lima, explicou que a questão da logística da distribuição do produto é das empresas de envasamento. “O que posso dizer é que houve uma campanha de divulgação nos meios de comunicação sobre a vigência do TAC”, assegurou.

O advogado do Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral, Raphael Almeida, disse ter a convicção de que toda mudança de hábito é complexa. “Nossos hábitos individuais são difíceis de serem alterados, imagina o coletivo”, ponderou, ao afirmar por outro lado que as empresas do segmento estão dispostas e disponíveis a atender qualquer demanda que venha da Câmara, de qualquer órgão de direito do consumidor e do Ministério Público para ajustar a determinação naquilo que for necessário. “Para que o consumidor sofra o menor impacto possível nessa mudança do sistema”.

PUBLICIDADE

Segundo ele, também, as indústrias irão aguardar a decisão do MPF de editar a Nota Explicativa do que deve ser feito e de que maneira deve ser cumprido o TAC. “As empresas estão desde o dia 25 de dezembro do ano produzindo em seus próprios vasilhames. E têm procurado atingir o consumidor da menor forma possível, tanto que em suas lojas distribuidoras estão recebendo vasilhames dos concorrentes sem problema nenhum”, garantiu.

A secretária Executiva do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, por sua vez, garantiu que deve retomar nesta sexta-feira (7), uma conversa com a procuradora da República, Luísa Sangoi, no sentido de fazer valer o TAC, mas de maneira mais aberta e esclarecedora. “Para que o TAC não seja indiretamente prejudicial ao consumidor”, esclareceu.

Como deixou claro, o TAC assinado levou em consideração itens importantes como a saúde pública, o meio ambiente (consumo sustentável, com a destinação dos garrafões), e a ordem econômica (livre iniciativa). “A primeira coisa é observar a qualidade da água, já que a segurança alimentar, como foi dito, tem sua importância. É claro que o consumidor tem livre escolha, de comprar a água onde quiser, mas deveremos atentar para a questão do meio ambiente e da saúde pública, que é a segurança alimenta”, ressaltou.

Para o vereador Chico Preto, é de extrema importância a compreensão do TAC pelo impacto que ele causa à relação ‘comerciante-consumidor’. “E o que se espera é que os órgãos de vigilância fiscalizem e que o consumidor seja bem informado e que a ele não seja imposto essa situação de que não pode mais trocar no distribuidor porque não tem contrato comercial com a empresa que produz”, assegurou.

Marcelo Serafim disse que, como profissional da área da saúde, se preocupa com a qualidade da água mineral, pois muitas vezes, o consumidor não tem a real noção do risco. “Mas nós temos essa visão e por isso impor situações que o direcionem para o consumo com segurança”, afirmou.

Para o vereador Dante, a questão ecológica também conta nesse TAC. “O maior problema é o comercial. Acho que a questão é de esclarecer o distribuidor de que o consumidor pode comprar várias marcas e que o TAC não impede”, disse.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Eduardo Braga se irrita após ser cobrado e entra em bate-boca no interior do Amazonas: “não fez porr* nenhuma”

Após a discussão, o prefeito do município pediu desculpas pela baixaria do senador.

há 10 minutos

Manaus

Confusão entre familiares termina em pancadaria no entorno do Hospital Platão Araújo, em Manaus

Vídeos mostram troca de agressões na área externa da unidade de saúde; Polícia Militar foi acionada para controlar a situação

há 21 minutos

Polícia

Mulher tem celular e documentos do filho autista levados durante assalto em Manaus; veja vídeo

Vítima pede ajuda para recuperar documentos essenciais do filho de 6 anos, que foram levados por criminosos em duas motocicletas.

há 44 minutos

Brasil

Lula intensifica agenda de entregas e anúncios antes do início das restrições eleitorais

Governo federal acelera inaugurações, lançamentos e programas às vésperas do defeso eleitoral, que começa em 4 de julho

há 50 minutos

Polícia

Apreensão de 2,5 toneladas de drogas em Coari causou prejuízo de R$ 57 milhões ao crime organizado, diz secretário

Coronel Anézio Paiva destacou integração das forças de segurança e apoio da população para o resultado da operação no interior do Amazonas.

há 1 hora