A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Micro e pequenas empresas foram responsáveis por oito em cada dez empregos gerados em 2023, aponta pesquisa

Dos 1,48 milhão de novos postos de trabalho acumulados no último ano, os pequenos negócios contribuíram com 1,18 milhão de vagas

02/02/2024 às 12:07

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 80,1% dos novos empregos gerados na economia brasileira em 2023.

Dos 1,48 milhão de novos postos de trabalho acumulados no último ano, os pequenos negócios contribuíram com 1,18 milhão de vagas, enquanto as médias e grandes empresas (MGE) responderam por 209,99 mil vagas, representando 14,2% do total.

Este é o terceiro ano consecutivo em que as micro e pequenas empresas lideram a geração de empregos no país. Em 2023, o setor de serviços se destacou como o principal responsável pela criação de empregos, com um total de 631 mil novas vagas. Já entre as médias e grandes empresas, o saldo foi de 181,87 mil empregos.

De acordo com o Sebrae, outros setores como comércio (263,25 mil vagas) e construção (180,52 mil vagas) também se destacaram entre as micro e pequenas empresas, com nenhum dos setores apresentando saldo negativo ao longo do ano. Entre as médias e grandes empresas, os destaques foram para a indústria da transformação (23,5 mil vagas) e o comércio (13,23 mil vagas).

No segmento de atividades econômicas, os destaques foram para os restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, com 69 mil contratações, seguido pela construção de edifícios, com um saldo de 58,1 mil vagas, e o comércio varejista de mercadorias em geral, predominantemente produtos alimentícios, como hipermercados e supermercados, com 47,9 mil vagas.

Em dezembro de 2023, o saldo entre admissões e demissões registrou um total negativo de 430 mil vagas, sendo 178 mil postos de trabalho fechados pelas micro e pequenas empresas. No mesmo período, as médias e grandes empresas apresentaram um saldo negativo de 195 mil vagas.

Apesar dos números negativos em dezembro, o Sebrae destaca uma redução no número de empregos encerrados em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram fechados 455,7 mil postos de trabalho.

Entre as atividades que mais contribuíram para a geração de empregos em dezembro de 2023, estão o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, hotéis e similares, e o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Parque 10, Flores e mais bairros terão falta de energia neste sábado em Manaus

Desligamentos programados pela Âmbar Energia vão atingir bairros das zonas Centro-Sul, Sul e áreas rurais da capital..

há 4 minutos

Parintins

Confira a programação oficial dos eventos que antecedem a disputa dos bois de Parintins

Calendário reúne ensaios, feijoadas, festas tradicionais e passagens de som de Caprichoso e Garantido em Manaus e Parintins.

há 10 minutos

Enem 2026

Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira; candidatos devem concluir cadastro online

Prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e uso do nome social; provas serão aplicadas em novembro.

há 44 minutos

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 9 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 9 horas