Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministro do STF concede liberdade provisória ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto

Valdemar deixou a prisão na noite de sábado e estará sujeito a uma série de medidas cautelares.

Por Hugo Guimarães

11/02/2024 às 09:24

Foto: Natanael Alves/PL

No último sábado (10), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu conceder liberdade provisória ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto. O dirigente, que foi detido na quinta-feira (8) durante a Operação Tempus Veritatis, deixou a prisão na noite de sábado e estará sujeito a uma série de medidas cautelares.

PUBLICIDADE

Inicialmente, na sexta-feira (9), Moraes havia determinado a conversão da prisão em flagrante de Valdemar em prisão preventiva. No entanto, o ministro reconsiderou sua decisão, levando em consideração a idade do político, que tem 74 anos, e o fato de não ter cometido crimes violentos ou ameaçadores. “Apesar de continuarem presentes os requisitos ensejadores da prisão preventiva, algumas circunstâncias específicas devem ser analisadas, uma vez que o investigado é idoso e não teria cometido os crimes com violência ou grave ameaça”, afirmou Moraes em sua decisão.

De acordo com as condições estabelecidas para a liberdade provisória, Valdemar Costa Neto está proibido de manter contato com os demais investigados, inclusive por meio de advogados, e não poderá deixar o país.

A prisão de Valdemar ocorreu em decorrência de uma busca e apreensão na sede do PL, onde a Polícia Federal encontrou uma arma com registro inválido e uma pepita de ouro. A defesa do político argumenta que a posse da pedra não configura delito, conforme a jurisprudência, e que a arma, registrada, pertence a um parente, sendo esquecida há vários anos no apartamento de Valdemar.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 165 milhões; veja os números sorteados

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.041, realizado nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

há 6 horas

Manaus

CMM aprova projeto que obriga transparência sobre radares e multas em Manaus

Projeto ainda precisa passar por segunda votação antes da sanção do Executivo.

há 6 horas

Política

Deputados do Republicanos abandonam Omar Aziz e declaram apoio a Roberto Cidade

Aniversário do deputado federal reuniu parlamentares, lideranças evangélicas e comunitárias, marcando novo gesto público de apoio à reeleição de Roberto Cidade.

há 7 horas

Manaus

Prefeito de Manaus Renato Junior declara apoio a Eduardo Braga e define escolha como “parceiro de Manaus”

Prefeito de Manaus afirmou que decisão foi baseada nos investimentos viabilizados para a capital e destacou projetos nas áreas de habitação, infraestrutura e mobilidade urbana.

há 7 horas

Manaus

Dinheiro público pelo ralo: MP apura Águas de Manaus por abrir buracos em ruas que a Prefeitura acabou de asfaltar

Procedimento do Ministério Público apura se intervenções da concessionária em vias recapeadas pelo programa Asfalta Manaus causaram prejuízo aos cofres públicos e falhas de planejamento.

há 7 horas