A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Empresário que deu tapa em filho de Moraes é acusado do crime de ‘injúria real’

A Policia Federal tipificou o crime cometido por Roberto Mantovani Filho em Roma

Por Hugo Guimarães

15/02/2024 às 20:00

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasi

A Polícia Federal (PF) finalizou a investigação sobre as hostilidades ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no aeroporto de Roma, na Itália, em julho do ano passado. A conclusão é que o empresário Roberto Mantovani Filho cometeu o crime de “injúria real” por agredir o filho do magistrado.

PUBLICIDADE

O delegado Hiroshi de Araújo Sakaki enviou nesta quinta-feira, 15, o relatório conclusivo da investigação ao STF. O delegado ressaltou que, a partir das imagens das câmeras de segurança, que não possuem áudio, não foi possível confirmar se ocorreu uma troca de ofensas.

No entanto, Sakaki afirmou que o tapa no rosto do filho de Moraes foi registrado com “clareza” e, portanto, o empresário poderia ser enquadrado criminalmente.

“Tal conduta se enquadra no tipo penal da injúria real, previsto no art. 140, §22, do Código Penal, que se caracteriza pelo uso de violência ou vias de fato – sendo estas juridicamente compreendidas como atos agressivos que, no entanto, não provocam lesões corporais – para ofender a dignidade ou o decoro de alguém”, destaca um trecho do relatório.

Apesar disso, a PF não solicitou o indiciamento, visto que se trata de um crime de menor potencial ofensivo e foi cometido fora do país.

Redação AM POST 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Mundo

Trump e presidente do Irã assinam acordo de paz para encerrar conflito entre os países

Memorando entrou em vigor nesta quarta-feira e estabelece compromissos iniciais enquanto EUA e Irã negociam um acordo definitivo

há 16 minutos

Brasil

Polícia Federal mira esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na 9ª fase da Operação Compliance Zero

Investigação apura crimes financeiros, organização criminosa e movimentação de recursos de origem suspeita.

há 21 minutos

Brasil

Filho esfaqueia pai de 77 anos e vítima é levada de helicóptero para hospital

Idoso sofreu ferimento grave; suspeito foi localizado e preso pouco tempo após o ataque.

há 50 minutos

Copa 2026

Sem gol de Cristiano Ronaldo, Portugal fica no empate com a RD Congo

Seleção portuguesa abriu o placar no início da partida, mas sofreu o empate nos minutos finais e deixou escapar a vitória no Grupo K

há 1 hora

Amazonas

Defensoria do Amazonas abre seleção para estágio em Direito com bolsa de R$ 1 mil

Processo seletivo é destinado à formação de cadastro de reserva e oferece bolsa de R$ 1.050,54, além de auxílio-transporte e seguro.

há 9 horas