A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cultura

Apaixonados pelo Carnaval preparam alegorias para desfile na periferia de Manaus

Carros alegóricos e acessórios são produzidos até em espaços públicos, como acontece no Morro da Liberdade.

Por Hugo Guimarães

16/02/2024 às 15:54

Foto: Reprodução/Hiel Levy

Longe da grandiosidade dos galpões situados na avenida do Samba e da passagem do Sambódromo, indivíduos apaixonados pelo Carnaval preparam um desfile único, que ocorre após a data oficial na periferia de Manaus. Carros alegóricos e acessórios são produzidos até em espaços públicos, como acontece no Morro da Liberdade. Ali, membros da agremiação Império do Cajual trabalharam nos últimos dias para organizar o desfile que terão neste sábado (17) na avenida Alphaville, no bairro Novo Aleixo, na junção das duas maiores áreas da capital, a Leste e a Norte. É o chamado Grupo Experimental.

PUBLICIDADE

O desfile inicia às 21h e reúne cinco associações: Marquesa Imperial, União Leste, Do Amor, Império Do Cajual e Mocidade Da União. Todas provêm de bairros afastados. É uma ação do Instituto de Desenvolvimento Desportivo e Cultural da Amazônia (Idama), que, em colaboração com a União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam), busca revitalizar o Carnaval de Manaus, que já não atrai tanto público quanto antigamente.

As agremiações do Grupo Experimental desfilarão por três anos, para depois terem a chance de se destacar, avançando para o grupo de acesso. Para Jacson Siksu, líder da escola Império do Cajual, vencedora do Carnaval do Povão no ano passado, o Grupo Experimental foi estabelecido para aprimorar cada vez mais o Carnaval de Manaus. “O Grupo Experimental vem para isso, para trazer oportunidade e dar chance àquelas escolas e àquelas comunidades que desejam apresentar a cultura do samba, a cultura carnavalesca no Carnaval Amazonense”, afirmou.

Siksu e seus colegas são ex-membros da Reino Unido da Liberdade e formaram a nova agremiação após passarem anos excluídos da escola do coração. Cajual é o nome de uma via existente no bairro Morro da Liberdade, em torno de um mercado municipal.

Confira a programação completa do Carnaval do Povão:

16 de fevereiro
19h30 – Bateria da Reino Unido da Liberdade (Concurso de Drag Queen)
20h40 – Banda Obsesamba
21h40 – Marrakesh
22h30 – Lucas Moura
23h30 – Vanda Guedes

PUBLICIDADE

17 de fevereiro – Desfile das Agremiações
21h00 às 21h40 – G.R.E.S. Marquesa Imperial
21h40 às 22h20 – G.R.E.S. União Leste
22h20 às 23h00 – G.R.E.S. Do Amor
23h00 às 23h40 – G.R.A.S.S. Império Do Cajual
23h40 às 00h20 – G.R.E.S. Mocidade Da União

18 de fevereiro
16h30 – Apuração do desfile das escolas de samba
18h00 – Baile da terceira idade
20h00 – Samba Xote
21h30 – Vanda Guedes
23h00 – Oz Bebês

Com informações do Blog do Hiel Levy

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 7 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 7 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 8 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 8 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 8 horas